Amor-próprio: dicas para melhorar a autoestima

Foto: Freepik

Por: Maria Luiza Venturelli

19/10/2022 - 14:10 - Atualizada em: 23/05/2024 - 11:29

Uma boa autoestima está diretamente relacionada com a saúde mental e a forma como cada um enxerga a si mesmo. Algumas pessoas buscam por terapia, leem livros sobre autoconhecimento, buscam encontrar amor próprio das mais diferentes formas. Cada um precisa escolher a alternativa mais adequada para cada momento da vida. Veja algumas formas simples de melhorar a autoestima:

Foto: Freepik

Não se compare com os outros

Em um mundo em que a grama do vizinho parece sempre ser mais verde, é muito complicado não se comparar com outras pessoas, seja na vida pessoal, trabalho e até em redes sociais. Porém, essas comparações são injustas porque não é possível saber o que realmente acontece na vida de ninguém. Para manter a autoestima em dia, busque apreciar as suas próprias conquistas, comparando-se apenas consigo mesmo e não com os demais.

Comemore pequenas conquistas

Mesmo que em alguns casos possa parecer que nada dá certo na sua vida, mantenha o foco em momentos em que tudo estava bem, pois certamente a vida não é feita apenas de erros. Apenas existir e estar vivo já é uma vitória a ser comemorada, objetivos alcançados, por menores que possam parecer ser, também têm um grande significado e são um passo a mais no caminho para a saúde mental e física.

Faça terapia

Passar por sessões de psicoterapia pode ajudar a corrigir a autoimagem e auxiliar cada um a enxergar qualidades em si mesmo, o que influencia positivamente na autoestima. Conversar abertamente com um psicólogo é uma maneira de expressar sentimentos e trazer à tona padrões de comportamentos que indicam onde está a insegurança, mesmo aquela que fica escondida em um lugar oculto do pensamento.

Aprecie as suas qualidades todos os dias

Fazer uma pausa diária para admirar as qualidades que você possui, mesmo que por poucos minutos diários, pode fazer muita diferença na vida de qualquer pessoa. Respire fundo e procure encontrar pelo menos uma qualidade todos os dias, mesmo que seja algo simples e pequeno. Pode ser saber cozinhar um prato especial, cuidar dos animais, ser bom em algum esporte ou até ser uma pessoa simpática. Manter pensamentos positivos e saber reconhecer o seu valor é uma espécie de combustível diário.

Pratique o autoconhecimento

Para manter a saúde mental e autoestima em dia, é necessário que cada um compreenda os próprios pontos fortes e fracos e entenda possíveis limitações que surgem no processo de busca de amor próprio. Apesar disso, esse período de autoconhecimento não pode se transformar em uma forma de tortura, é preciso ser gentil e acolher suas qualidades e defeitos.

Não coloque expectativas inalcançáveis em si mesmo

Definir metas irrealistas pode gerar a sensação de fracasso ao não ter um objetivo atingido. Antes de traçar uma meta, é preciso pensar se está de acordo com as suas possibilidades, pois ficar desapontado constantemente vai gerar uma visão negativa de si próprio.

Se exercite regularmente

A prática de exercícios físicos melhora não apenas a saúde do corpo, mas também da mente, pois estimula a produção da serotonina e libera o organismo de toxinas que causam estresse, desânimo e consequentemente baixa autoestima. Além disso, se exercitar tem relação direta com o autocuidado, e aprender a cuidar de si mesmo é uma grande demonstração de autoestima.

Cuide da estética

Um tratamento capilar, uma limpeza de pele, um novo tratamento estético e várias outras ações de cuidado pessoal podem ajudar a aumentar o amor próprio. Se olhar no espelho e estar satisfeito com a aparência faz a diferença em momentos de baixa autoestima. É essencial separar um tempo no dia a dia para cuidar de si, mesmo que seja para fazer algo simples.

Foto: Freepik

Jaraguá do Sul tem vários estabelecimentos que em diferentes segmentos ajudam cada pessoa a cuidar da aparência e consequentemente elevar a autoestima. Salões de beleza, centros de estética e emagrecimento saudável são apenas alguns destes lugares, que podem ser conhecidos em setemelhores.com.

 

Notícias no celular

Whatsapp

Maria Luiza Venturelli

Jornalista apaixonada por contar histórias inspiradoras, formada pela Faculdade Ielusc