Vítima de maus-tratos, cachorrinho sem comer e amarrado a fio de energia é resgatado

Por: OCP News Criciúma

04/08/2022 - 10:08 - Atualizada em: 04/08/2022 - 10:35

Um cachorro, vítima de maus-tratos, foi resgatado pela equipe do Núcleo de Bem-Estar Animal, em Capivari de Baixo. O cão estava amarrado a um fio de energia e sem comer há cerca de cinco dias.

A equipe conseguiu localizar o animal, em uma casa do bairro Alvorada, por meio de denúncias. O morador estava na residência no momento da abordagem e alegou que não tinha condições de alimentar o cão.

“Ele conversou conosco, explicou a situação, mas também o alertamos que se trata de um caso de maus-tratos, que o animal não pode ser deixado nessas condições. Ele foi notificado e informado sobre o crime. Em caso de reincidência, ele pode responder a um processo e, dependendo da situação, até ser preso”, explica Rodrigo Dandolini, coordenador do Núcleo de Bem-Estar Animal de Capivari de Baixo.

O cão será encaminhado para um grupo de cuidadores e, depois, seguirá para doação. Segundo Rodrigo, os casos de maus-tratos têm se tornado cada vez mais frequentes no município.

“Já teve pessoa que se mudou e deixou os animais presos, sem comida e água, sozinhos no terreno. Tem morador que prende o animal até em fio de telefone. Sempre que recebemos essas denúncias, vamos ao local para averiguar. O município também conta com um projeto de castração limitado, para famílias que ganham até R$ 4 mil reais”, detalha o coordenador do núcleo.

Como Capivari de Baixo ainda não conta com um espaço específico para receber os animais, como um Centro de Zoonoses, o município conta com o apoio dos grupos de protetores.

“Eles são unidos e nos auxiliam. Depois, fazemos ações de doação durante o ano”, conta Rodrigo.

Denúncias sobre maus-tratos a animais em Capivari de Baixo podem ser feitas por meio do WhatsApp 3623-0606.

 

 

 

 

Com informações do Diário do Sul