A violência se tornou a principal preocupação dos brasileiros, de acordo com a mais recente pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta terça-feira (1). O levantamento aponta que 29% da população considera a criminalidade o maior problema do país, um aumento em relação à pesquisa anterior, quando o índice era de 26%.
O temor com a segurança pública tem crescido de forma constante. Em dezembro de 2023, apenas 10% dos entrevistados mencionavam a violência como principal preocupação. O número saltou para 19% em julho do ano passado e agora chega ao patamar mais alto da série histórica, com 29%.
Diante do aumento da preocupação com a criminalidade e das críticas à atuação na área, o governo federal tem buscado consolidar uma marca no combate à violência. Uma das principais iniciativas nesse sentido é a PEC da Segurança Pública. No entanto, a proposta enfrenta resistência de governadores, que temem perda de autonomia sobre as polícias estaduais, e deve enfrentar desafios para avançar no Congresso.
Outras preocupações da população
Depois da violência, as questões sociais aparecem como a segunda maior preocupação dos brasileiros, citadas por 23% dos entrevistados – o mesmo percentual registrado no levantamento anterior. Na sequência, vem a economia, mencionada por 19%, uma leve queda em relação às pesquisas de dezembro de 2023 e janeiro deste ano, quando registrava 21%.
Entre outras áreas que preocupam a população, estão:
-
Saúde – 12%;
-
Corrupção – 10%
-
Educação – 7%
O levantamento Genial/Quaest ouviu 2.004 brasileiros entre os dias 27 e 31 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.
Projeto suspende norma do Ministério da Saúde sobre vacina contra Covid-19 para crianças