Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Violência é vista como problema nacional por 7 em cada 10 brasileiros, revela pesquisa

Foto: IA/OCP

Por: Priscila Horvat

06/05/2025 - 10:05

Uma pesquisa da Genial/Quaest mostra que 70% dos brasileiros veem a violência e a segurança pública como problemas nacionais, e não regionais. Realizado entre os dias 27 e 31 de março, o levantamento ouviu 2.004 pessoas em todo o país e apontou que a maioria da população acredita que o enfrentamento da criminalidade deve ser responsabilidade compartilhada entre o governo federal e os governos estaduais.

Segundo os dados, 85% dos entrevistados entendem que a segurança pública é uma atribuição conjunta desses dois níveis de governo. Outros 9% consideram que o problema deve ser enfrentado apenas pelos estados, enquanto 6% não souberam ou preferiram não opinar.

A avaliação da atuação do governo federal na área é mais negativa do que positiva: 38% classificam o desempenho como ruim ou péssimo, 25% como bom ou ótimo, e 32% consideram regular. Já os governos estaduais obtiveram uma percepção levemente mais favorável: 36% avaliaram positivamente, 28% negativamente e 29% consideraram a atuação regular.

Diante da preocupação com a escalada da violência, o governo federal encaminhou ao Congresso, no dia 23 de abril, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 18/25. A proposta pretende reformular o sistema de segurança pública, com mais integração entre União, estados e órgãos do setor. A tramitação da PEC ainda será iniciada.

Outras questões abordadas pela pesquisa também revelam a percepção de insegurança no cotidiano. Para 47% dos entrevistados, a violência aumentou em sua cidade no último ano. Já 36% disseram que a situação permaneceu igual e 15% notaram redução.

No contato direto com o crime, 20% relataram conhecer “algumas pessoas” que foram assaltadas ou furtadas nos últimos 12 meses. Outros 13% afirmaram conhecer “muitas pessoas”, enquanto 9% disseram conhecer apenas uma. Já 58% disseram não conhecer ninguém que tenha passado por esse tipo de situação.

A pesquisa também aponta desconfiança no sistema de Justiça. Para 86% dos entrevistados, “a polícia prende, mas a Justiça solta porque a legislação é fraca”. Apenas 11% discordam da frase.

Outro tema abordado foi o papel da guarda municipal: 54% acreditam que o armamento da corporação contribui para reduzir a criminalidade, enquanto 43% discordam.

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Priscila Horvat

Jornalista especializada em conteúdo de saúde e puericultura.