Após uma denúncia anônima referente a maus-tratos de animais, a Polícia Militar e a Vigilância Sanitária de São Ludgero, em ação conjunta, retiraram de uma propriedade particular três cães em estado de desnutrição.

Os animais foram encaminhados para o Hospital Veterinário do Unibave, o qual tem Cooperação Técnica com o município, e ficarão internados até a recuperação plena.

A guarnição e os profissionais da Vigilância chegando ao local não encontraram ninguém na residência. Avistaram um cão na corrente e outros dois latindo muito. Ao fazer uma aproximação, os profissionais já perceberam avançado estado de desnutrição. Nenhum deles possuía à disposição alimentação e somente um possuía um pouco de água.

A Divisão de Controle de Zoonoses e Bem Estar Animal de São Ludgero informa que, segundo denunciante, os animais se encontravam na situação há mais de um mês. O responsável será notificado e intimado, respondendo pela condição de maus-tratos.

As denúncias podem ser realizadas na Delegacia da Polícia Civil de São Ludgero, por boletim de ocorrência presencial ou on-line, bem como ligando para o número 181. Também pode ser acionada a Polícia Militar pelo 190.

A Lei 14.064/2020 aumentou a pena para quem maltratar animais. A partir de agora, quem cometer esse crime será punido com 2 a 5 anos de reclusão, multa e proibição da guarda. Caso o crime resulte na morte do animal, a pena pode ser aumentada em até 1/3.