Vídeos: Incêndio de grandes proporções mobiliza bombeiros e Auto Escada Mecânica entra em ação

Imagens: CBMSC

Por: OCP News Criciúma

27/10/2023 - 08:10 - Atualizada em: 27/10/2023 - 08:13

Na noite desta quinta-feira, a maior Auto Escada da América Latina foi empregada pela primeira vez em uma ocorrência.

O chamado foi para um incêndio em uma uma serralheria onde haviam alguns produtos químicos utilizados no processo de pintura, como tintas e solventes, no bairro Jardim Elizabeth, em Cocal do Sul.

Foram empregados 13 bombeiros militares e comunitários de Urussanga e Criciúma.

Na ocorrência, a Auto Escada Mecânica foi utilizada para o combate direto e superior da edificação, visto que tinha risco de colapso estrutural.

Quando os bombeiros chegaram ao local, o incêndio estava em fase de desenvolvimento completo. Como primeira ação, foi realizado o desligamento dos disjuntores de energia elétrica e o fechamento do registro de gás. Após dimensionados e gerenciados os riscos, iniciou-se o combate com a tática defensiva, considerando que a estrutura apresentava colapso na parte superior.

Imagens: CBMSC

Segundo os bombeiros, foi então realizado o combate direto às chamas pela parte superior e, logo após, o combate direto na parte interna. Foram consumidos cerca de 18 mil litros de água durante o combate e rescaldo.

“O colaborador que estava na cena no momento do início relatou que as chamas começaram no forno. Estiveram presentes na ocorrência, a Polícia Militar, a cooperativa de energia elétrica, bem como o oficial de dia. O proprietário, de 38 anos, foi atendido pela guarnição do ABTR-127 no início da ocorrência. Ele apresentava escoriação nos braços após tentar gerenciar os riscos do incêndio. Contudo, dispensou encaminhamento ao hospital”, relatou a corporação.

Após os procedimentos, foram realizadas as orientações e isolada a cena para posterior perícia.

Assista aos vídeos