Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Vídeos: Bombeiros resgatam mergulhador com vida em costão de Florianópolis

Mergulhador foi localizado nadando próximo ao costão | Foto: Divulgação/CBMSC

Por: Ewaldo Willerding Neto

19/12/2024 - 09:12 - Atualizada em: 19/12/2024 - 10:28

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina foi acionado para realizar o resgate de um mergulhador desaparecido nas proximidades da Ilha das Aranhas, região Norte de Florianópolis, na tarde desta quarta-feira (18), por volta das 18h.

A ocorrência envolveu um grupo de três amigos que realizava caça subaquática na região. Durante o retorno à superfície, os companheiros perceberam a ausência de um dos integrantes do grupo, acionando o serviço de emergência através do telefone 193.

O CBMSC empenhou para o local um Bote Inflável da Base da Barra da Lagoa, a embarcação Resgate-05, do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS), e a aeronave Arcanjo-01. Em uma ação rápida e eficiente, as equipes localizaram o mergulhador com vida no costão da Praia do Santinho, nadando em direção à praia. A vítima foi resgatada e embarcada com segurança na embarcação do CBMSC.

A rápida mobilização das equipes especializadas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, aliada à pronta utilização do aplicativo CBMSC Cidadão para o acionamento do socorro, foram fundamentais para o sucesso desta operação de resgate, que se encerrou positivamente antes do anoitecer, o que poderia dificultar a localização da vítima.

O CBMSC recomenda que mergulhadores sempre pratiquem a atividade acompanhados, utilizem equipamentos de segurança adequados e em bom estado de conservação, informem a localização exata do mergulho a conhecidos, verifiquem as condições meteorológicas antes da atividade e sempre carreguem dispositivos de sinalização para emergências. É fundamental também respeitar os limites pessoais de experiência e estar com bom condicionamento físico para a prática do mergulho.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.