Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Vídeo: Tsunami no Pacífico ameaça a costa brasileira? Veja o que diz especialista

Em 2011, um terremoto de magnitude 9, seguido por tsunami provocou destruição em Fukushima, no Japão | Foto: Wikimedia Commons / Flipar

Por: Ewaldo Willerding Neto

30/07/2025 - 09:07 - Atualizada em: 30/07/2025 - 09:43

O terremoto de magnitude 8,8, seguido de tsunami, que atingiu países banhados pelo Oceano Pacífico, especialmente Rússia e Japão, pode afetar o litoral brasileiro? Conforme o sismólogo Diogo Coelho, do Observatório Nacional, tsunamis geralmente são causados por movimentos verticais no fundo do oceano, provocados por terremotos de grande magnitude. “Esses deslocamentos criam ondas que se propagam pelo oceano e ganham força ao se aproximar da costa, causando destruição significativa em áreas vulneráveis”, explica.

Segundo Coelho, a vulnerabilidade do Pacífico está diretamente relacionada à presença das cordilheiras submarinas e das zonas de subducção que circundam a região.

Reprodução/UFRS

No Atlântico Sul, a probabilidade de tsunamis é extremamente baixa, afirma Coelho. O Brasil está posicionado longe de zonas de subducção, por isso está protegido de eventos desse tipo. O único registro histórico ocorreu em 1755, quando o terremoto que destruiu Lisboa gerou ondas que chegaram, com impacto reduzido, à costa norte brasileira.

“O Atlântico não possui as características geológicas ideais para a formação de tsunamis, como grandes cadeias montanhosas submarinas ou falhas com movimentações verticais significativas”, afirma o especialista.

Apesar disso, ele alerta que a possibilidade não é completamente nula, especialmente em casos de deslizamentos submarinos associados a terremotos.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.