Vídeo: Três casas são atingidas por deslizamentos em Jaraguá do Sul

Foto: PMJS/Divulgação

Por: Claudio Costa

22/01/2021 - 16:01 - Atualizada em: 22/01/2021 - 16:23

Três casas foram atingidas por deslizamentos em Jaraguá do Sul. Os incidentes ocorreram após as chuvas registradas na região nos últimos dias. As quedas de barreiras ocorreram nos bairros Amizade e São Luís.

Nesta sexta-feira (22), técnicos da Defesa Civil de Jaraguá do Sul realizaram vistorias nos deslizamentos. Nenhuma pessoa ficou ferida. Além disso, houve o registro de quedas de árvores e outras ocorrências sem gravidade.

Uma das quedas de barreira ocorreu na Rua José Salai, no bairro São Luís, onde parte de um terreno deslizou junto com o muro de uma residência e danificou a piscina. O proprietário disse que há alguns dias percebeu uma pequena rachadura no muro, que se agravou na tarde desta quinta-feira (22).

No período da noite, o muro caiu, devido ao deslocamento do terreno, que deixou um desnível de aproximadamente 1,5 metro. Trata-se da área verde do loteamento, onde os vizinhos cuidavam e cultivavam árvores frutíferas. Conforme a geóloga Germaine Aline Bernhardt, o terreno precisará ser estabilizado para que não haja riscos aos imóveis no entorno.

Foto: PMJS/Divulgação

O outro caso de deslizamento aconteceu na rua Procópio Pereira Lima Júnior. Uma encosta atingiu os fundos de duas residências. Conforme o proprietário da mais atingida, o estrago só não foi maior porque o barro que desceu atingiu a piscina antes de chegar à área de festa e interna do imóvel.

No entanto, com a queda da barreira na piscina, a água provocou uma ‘onda’ que invadiu a casa. Parte do mesmo barranco caiu sobre o telhado da casa vizinha. “Neste caso, vamos analisar os projetos dos loteamentos e estudar uma alternativa para minimizar os riscos de novos deslizamentos”, informa a geóloga.

A geóloga da Defesa Civil considera que o número de ocorrências no município nesta semana foi relativamente baixo, considerando o volume de chuvas registrado. “Em 72 horas, tivemos um acumulado de 140 milímetros, deixando o solo saturado e com risco elevado para deslizamentos”, conclui.