Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Video: PF combate organização criminosa que movimentou cerca de R$ 86 milhões ilegalmente em SC

Foto: Divulgação/PF

Por: Ewaldo Willerding Neto

26/05/2026 - 09:05

A Polícia Federal deflagou a operação Sem Estoque na manhã desta terça-feira (26) para desestruturar uma organização criminosa especializada em crimes de descaminho e lavagem de dinheiro. Os policiais estão realizando buscas em cinco endereços ligados aos investigados, sendo quatro em Lages e um em Criciúma.

A investigação foi iniciada a partir de uma apreensão feita pela Polícia Militar de Santa Catarina de 276 celulares e outros aparelhos eletrônicos, que foram trazidos para o país de maneira ilegal, no dia 13/06/2025.

Ao aprofundar as diligências, os policiais federais identificaram a existência de uma estrutura criminosa organizadal, com divisão de tarefas, voltada à aquisição, transporte, distribuição e comercialização de mercadorias estrangeiras desacompanhadas de documentação fiscal.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

As investigações apontam movimentações ilegais que chegam a R$ 86 milhões.

A partir da análise do material coletado, os policiais buscam encontrar novos elementos probatórios relacionados aos crimes em apuração e mais pessoas envolvidas com a organização criminosa.

O combate ao crime de descaminho vai muito além da questão legal. Um dos pontos causados pela evasão fiscal é a redução da arrecadação de impostos destinados aos serviços públicos. Essa prática ainda estabelece uma concorrência desleal, prejudicando o comércio que opera dentro da legalidade. Por fim, no caso de bens de consumo, a ausência de controle sanitário ainda coloca em risco a saúde da população e o meio ambiente.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por OCP News (@ocpnews)

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.