Vídeo: Megaoperação policial escolta novo caça da Força Aérea até o aeroporto de Navegantes

Foto Divulgação/Polícia Militar

Por: Felipe Elias

22/09/2020 - 16:09 - Atualizada em: 22/09/2020 - 16:19

O primeiro dos 36 caças Gripen, de origem sueca, comprados pelo governo federal para a Força Aérea Brasileira (FAB) chegou ao país de navio no último domingo (20), pelo porto de Navegantes, no Litoral Norte de Santa Catarina.

Na madrugada desta terça-feira (22), uma megaoperação que reuniu cerca de 140 militares possibilitou a escolta e o deslocamento terrestre da aeronave até o Aeroporto Internacional de Navegantes, onde ficará em um hangar.

No local, o caça receberá mais peças que vieram desmontadas da Suécia. Provavelmente na sexta-feira (25), ele será conduzido por um piloto de testes até a sede da Embraer, na cidade de Gavião Peixoto, no interior paulista.

Em 2014, o Brasil assinou o contrato com a empresa Saab no valor de 39,3 bilhões de coroas suecas (cerca de R$ 24 bilhões, em valores atuais) para o desenvolvimento e a produção de 36 aeronaves. O acordo também inclui um programa de transferência de tecnologia que permita à indústria aeroespacial brasileira dominar a tecnologia e o conhecimento necessários para, futuramente, manter e desenvolver o Gripen no Brasil.

A nova aeronave deverá fazer uma aparição de demonstração sobre Brasília (DF) no dia 23 de outubro, durante cerimônia alusiva ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira. A expectativa é que as outras 35 unidades estejam em solo brasileiro até 2026.

Veja os vídeos do Gripen em Navegantes

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul