O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) conseguiu controlar na manhã desta quinta-feira (12) os focos de incêndio ativos no Saco dos Limões, na região do Pantanal, em Florianópolis. O fogo começou no final da tarde desta quarta-feira (11) e chegou a ameaçar moradores de comunidades próximas. Não há registro de vítimas.
O levantamento inicial aponta que cerca de 5 hectares de área foram afetados. A perícia sobre as causas do incêndio será iniciada imediatamente após o controle total dos focos. Foram empenhados no combate às chamas dezenas de bombeiros, entre militares e comunitários, seis viaturas e um drone.
- Fumaça das queimadas ou neblina? Entenda a diferença
- Sexta-feira (13): meteorologia prevê chuva preta em SC
O controle do fogo começou ao final da tarde de quarta-feira, em um trabalho ininterrupto da corporação, que permanece no local para monitoramento da área. O CBMSC foi acionado às 18h07min de quarta-feira. A primeira ação foi realizar o controle das chamas que estavam próximas às residências, no entorno da Rua Profª Leonor de Barros.
O local é de difícil acesso, e, dessa forma, parte do deslocamento foi realizado a pé, utilizando batedores, abafadores e bombas costais para combater as chamas. Nessa região, mais próxima às residências, o fogo foi controlado, garantindo a segurança dos moradores e das edificações.
- Fumaça das queimadas: Governo de SC alerta para riscos à saúde
- Presença de fumaça no ar continua nesta quinta-feira (12) em SC; veja como se proteger
Um segundo foco, de maiores proporções, na parte mais alta do morro, foi inicialmente controlado às 22h; no entanto, houve uma reignição dos focos, e os bombeiros permanecem no local realizando o monitoramento e o combate direto às chamas, garantindo o controle da situação.
Além do monitoramento terrestre, também foi utilizado um drone com câmera térmica para o monitoramento aéreo, garantindo maior precisão na localização dos focos. Foram empenhadas equipes dos quartéis do Centro, Rio Tavares, Estreito.