Vídeo: Exército envia tropas e blindados para Blumenau para auxiliar em caso de enchente

Foto: Equipe de Comunicação Social do 23º BI

Por: Luan Tamanini

07/10/2023 - 13:10 - Atualizada em: 07/10/2023 - 13:58

O 23º Batalhão de Infantaria (23 BI) de Blumenau divulgou na manhã deste sábado (7) que recebeu tropas e quatro blindados do Paraná para auxiliar em um possível acionamento da Defesa Civil durante as cheias. Conforme comunicado, o batalhão está “concentrando os meios necessários para um possível acionamento”.

De acordo com o 23º BI, as viaturas blindadas vieram do 20° Batalhão de Infantaria Blindada, que fica localizado em Curitiba. Confira no vídeo abaixo o momento em que os veículos e tropas deixam o batalhão paranaense e se encaminham para Blumenau:

O comandante do 23º Batalhão de Infantaria, Coronel Frederico Toscano Barreto, participou, também neste sábado, de uma reunião com o comandante da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, General de Brigada Marcio Cossich Trindade, o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, e o Secretário de Defesa Civil, Carlos Olimpio Menestrina.

Enchente em Blumenau

O nível do Rio Itajaí-Açu em Blumenau chegou aos 6 metros na medição realizada às 13h deste sábado (7). Isso representa um aumento de 34 centímetros no intervalo de um hora. Com a marca, a cidade já volta ao estado de “atenção”.

Chove forte na cidade desde a madrugada. Conforme o AlertaBlu, o nível do rio, que baixou continuamente durante a sexta-feira (6), subiu 1,25 metro desde às 3h. A previsão da Defesa Civil de Santa Catarina aponta que o mesmo seguirá subindo, podendo chegar aos 12 metros durante o final de semana.

Diante da situação, a Prefeitura de Blumenau já abriu dois abrigos na cidade. Um deles, aberto desde a quarta-feira (4), fica situado na Igreja Evangélica Livre de Blumenau (IELBLU), no Itoupava Norte. Já o outro, que foi aberto na noite dessa sexta-feira, fica localizado na Rua João Pessoa, na Paróquia Luterana da Velha. Ambos estão adaptados para abrigar pets.

Ao todo, 156 ocorrências foram registradas na cidade até a manhã deste sábado: 92 deslizamentos de terra, 50 análises de risco, seis quedas de árvore, cinco alagamentos e três destelhamentos. 52 morodores da cidade estão desabrigados e outros 32 desalojados. Cinco animais estão em abrigos da cidade.

Notícias no celular

Whatsapp