A Defesa Civil de Santa Catarina realizou um simulado de situações causadas por desastres naturais em Jaraguá do Sul, Guaramirim, Corupá, Schroeder e Massaranduba. Equipes de diversas agências de segurança participaram dos exercícios no domingo (18).
Em Jaraguá do Sul, a equipe do OCP acompanhou a simulação de uma enxurrada na rua Ana Zacko, no bairro Barra do Rio Molha. O local foi uma das ruas atingidas por uma forte chuva registrada em janeiro de 2024.
Além de equipes da Defesa Civil, participaram do simulado a Polícia Militar, a Polícia Civil, a Polícia Penal, a Polícia Científica, o Corpo de Bombeiros Voluntários, o Grupo Especialista em Resgate de Alto Risco (Gerar), além do helicóptero Águia 1, da 2ª Companhia do Batalhão de Aviação da Polícia militar.
Como foi o simulado?
A simulação em Jaraguá do Sul seguiu o cenário de chuvas fortes, o que gerou um grande deslizamento de terra, atingindo as ruas Ana Zacko e Frederico Guilherme Schmidt. Um morador foi soterrado e faleceu devido aos ferimentos. Com a possibilidade de novos deslizamentos, os moradores das duas ruas foram retirados às pressas.
O Grupo de Resposta a Ações Coordenadas foi acionado, com a participação de várias entidades parceiras. Um posto de comando foi instalado pelo Corpo de Bombeiros Voluntários, e o Plano de Contingência do Município foi ativado. O Gabinete de Crise também foi montado no local para coordenar as ações emergenciais.

Foto: Fábio Junkes/OCP News
Durante o simulado, 67 pessoas ficaram desabrigadas, e 26 famílias foram desalojadas. Essas famílias foram levadas para um abrigo emergencial montado no Parque Municipal de Eventos, onde receberam atendimento das equipes da Secretaria de Assistência Social e Habitação. Algumas pessoas se recusaram a deixar suas casas, sendo atendidas pela assistência social ou contidas pela Polícia Militar.
Simulados em todo o Estado
O coordenador regional da Defesa Civil, Douglas D’Avila Bida, fez uma avaliação positiva da operação. Ele afirmou que o simulado de desastres foi inédito no Brasil e envolveu 259 mil pessoas em 256 municípios. “A participação de todos é crucial para a eficácia do plano de contingência”, destacou.

Foto: Fábio Junkes/OCP News
Ele também explicou que o objetivo do exercício era testar os planos de contingência a nível municipal, regional e estadual. “Estamos nos preparando para atender da melhor maneira possível a população e preparar todos para situações de desastre. Defesa Civil somos todos nós”, concluiu.
Outros municípios da região também participaram do simulado, como Corupá, onde um deslizamento de terra atingiu casas. A operação se estendeu até às 17h.
Ver essa foto no Instagram