Nesta terça-feira (03), a Guarda Municipal de Chapecó recebeu reforço no time com a chegada de novos veículos e equipamentos.
Mas algo diferente também veio no pacote: um cachorro-robô.
O robô, que é equipado com tecnologia de ponta, já tem as funções determinadas: ele vai auxiliar a guarnição na parte operacional, em trabalhos de alto risco, como na incursão em ambientes desconhecidos, área de vegetação, imóvel ou prédio abandonado, e em ações educativas em escolas.
Com uma câmera frontal e um sensor que envia imagens em tempo real para a Guarda Municipal, facilitando a avaliação e resposta a situações complexas, o cachorro-robô é operado por meio de um celular, possui comando de voz e bateria com tem duração de 1h30.
Todos os agentes vão receber treinamento para estarem aptos para usar o robô quando for necessário.
Segundo a Guarda Municipal, Chapecó é, até o momento, o único município a ter este equipamento como parte integrante da equipe.
Pelas redes sociais, o atual prefeito da cidade, João Rodrigues, “apresentou” o novo integrante da guarnição e o restante das aquisições.
Além do robô, foram entregues dois Fiat Pulse e 15 armas de choque Spark, que emitem pulsos elétricos para incapacitar agressores e reduzir a necessidade de uso de outras armas em situações específicas.
O investimento total da compra foi de R$ 375 mil, com recursos próprios da Prefeitura.
Ver essa foto no Instagram