Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Vídeo: Condutores trafegam pela contramão para evitar congestionamento em Jaraguá do Sul

Foto: Reprodução OCP News

Por: Claudio Costa

12/12/2024 - 12:12 - Atualizada em: 12/12/2024 - 12:58

Um leitor do OCP gravou um vídeo flagrando o desrespeito às leis de trânsito em Jaraguá do Sul. No horário de pico, motoristas e motociclistas evitam o congestionamento formado na rua Adélia Fischer, que liga o bairro Baependi ao Centro, e entram na rua Seme Matar, ao lado do Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (Cejas).

Porém, os condutores trafegam na contramão naquele trecho. Eles acabam fazendo uma volta atrás do Cejas para acessar a ponte Abdon Batista pela rua Jorge Czerniewicz. Segundo o leitor, essa prática é diária e reflete um pouco da falta de civilidade da sociedade brasileira.

“Uma das referências da educação de uma comunidade é observar o comportamento no trânsito. Eu tenho observado essa prática que alguns condutores têm feito para ganhar alguns minutos no trânsito. Mesmo com as placas e a sinalização no asfalto, eles cortam o congestionamento pela contramão”, frisa o leitor.

O secretário de Planejamento e Urbanismo de Jaraguá do Sul, Gildo Martins de Andrade Filho, conta que a rua Seme Matar era mão dupla e muito utilizada justamente para cortar o congestionamento na Adélia Fischer. O plano original era fechar a via, mas houve uma reclamação dos donos de estabelecimentos comerciais e a rua foi mantida com sentido único.

“A presidente da Acijs [Associação Empresarial de Jaraguá do Sul] na época, Ana Clara Kanzler Chiodini, entendia como melhor solução o fechamento da via. Mas, diante do pedido dos donos dos estabelecimentos, o prefeito entendeu que a melhor solução era colocar um canteiro na faixa da direita, o que impediria, em tese, que os motoristas seguissem pela contramão e fazer o contorno por trás do Cejas”, destaca Andrade.

O secretário destaca que a implantação canteiro não surtiu o efeito desejado e os motoristas continuaram a cortar caminho pela contramão, o que acaba complicando o trânsito na região e colocando em risco as pessoas que utilizam o Cejas e a Sociedade Cultura Artística (Scar).

“A situação repassada pela reportagem do OCP será levada por mim ao conhecimento do chefe de gabinete, João Berti, e para o prefeito, Jair Franzner”, finaliza.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Claudio Costa

Jornalista pós-graduado em investigação criminal e psicologia forense, perícia criminal, marketing digital e pós-graduando em inteligência artificial.