O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) foi acionado para atender uma ocorrência de incêndio na manhã desta quarta-feira (13) em uma residência unifamiliar mista, com estrutura de alvenaria e madeira e três pavimentos, localizada no Bairro Potecas, em São José. O incêndio, inicialmente restrito à garagem no pavimento térreo, não deixou vítimas, pois tanto a proprietária quanto o morador de uma edícula no fundo do terreno já haviam saído do local antes da chegada dos bombeiros.
Ao verificar a área afetada, constatou-se que o fogo estava concentrado na garagem, onde havia um automóvel elétrico e uma motocicleta. As chamas intensas tinham origem na parte inferior do veículo elétrico, onde se localizam as baterias. Após gerenciar os riscos estruturais, a equipe iniciou um combate rápido e efetivo, focando primeiro no cômodo geral e depois no controle das baterias do automóvel.
Para garantir o controle completo das chamas, os bombeiros montaram uma segunda linha de combate, usando água em abundância para resfriar as baterias. Durante toda a operação, que durou aproximadamente 30 minutos, os bombeiros mantiveram-se fora da edificação, devido ao risco de colapso da estrutura.
No total, foram utilizados 21.500 litros de água para extinguir o incêndio. O trabalho envolveu um caminhão do tipo Auto Tanque (AT) para o combate principal, abastecido por outros dois caminhões do tipo Auto Bomba Tanque e Resgate (ABTR). Apesar dos esforços, a intensa temperatura resultou no colapso da laje sobre o automóvel, dificultando o rescaldo e a finalização da operação.
Graças à atuação rápida e coordenada das guarnições de São José, Biguaçu e Estreito, com o apoio do Comandante de Área, o incêndio foi controlado, permanecendo restrito ao pavimento térreo da residência principal, sem atingir residências próximas. A ocorrência foi encerrada com sucesso e sem risco de reignição.
Ver essa foto no Instagram