Bombeiros militares de Lebon Régis, no Oeste catarinense, salvaram uma criança de apenas dois anos, que havia se engasgado com uma bala.

A ação foi registrada pelas câmeras de monitoramento. O caso aconteceu na manhã deste domingo (3).

Conforme informado pela guarnição, a menina apresentava sinais de cianose, que é quando a pele começa a ficar azulada por conta da má oxigenação do sangue.

Foi divulgado pelo Corpo de Bombeiros Militar que uma mulher foi vista correndo com uma criança no colo, próximo ao quartel, enquanto gritava por socorro. Em seguida, os bombeiros correram para ajudá-la.

Assista ao vídeo

De acordo com os bombeiros, a mãe da menina disse que ela não estava respirando e que havia se engasgado com uma bala.

Depois que os bombeiros realizaram as manobras de desobstrução das vias aéreas, a criança expeliu o doce. No quartel, a menina ficou em observação por alguns minutos e foi liberada.

Em caso de engasgamento, saiba o que fazer

Em casos de engasgo, a primeira coisa a se fazer é avaliar se será possível ajudar a vítima. Caso você perceba que está além da sua possibilidade de oferecer ajuda, chame a emergência imediatamente.

Os bombeiros orientam que, caso a criança já tenha capacidade de reagir, os pais ou responsáveis peçam para ela tentar tossir. Se não conseguir ou notar que está perdendo a consciência, o ideal é partir para a manobra de Heimlich.

Manobra de Heimlich

A Manobra de Heimlich pode ser usada em adultos e crianças maiores de um ano de idade. Ao abraçar a pessoa engasgada pelo abdômen, posicione uma das mãos sobre o epigástrico e com a outra mão pressione a primeira mão, ao mesmo tempo que realiza um movimento de gancho, como se fosse levantar a pessoa. Continue o movimento até que a pessoa desobstrua as vias.