‘Viadagem demais’, teria dito Papa Francisco sobre padres gays

Foto: Reprodução Instagram @franciscus

Por: Priscila Horvat

28/05/2024 - 09:05 - Atualizada em: 28/05/2024 - 09:31

O Papa Francisco, de 87 anos, teria dito “frociaggine”, uma palavra em italiano que quer dizer algo como “viadagem” ou bichice”, durante uma reunião a portas fechadas no Vaticano.

A suposta fala teria acontecido nesta segunda-feira (20) enquanto falava com mais de 200 bispos italianos.

De acordo com os jornais La Repubblica e Corriere della Sera, que afirmam ter fontes que participaram dessa reunião, a palavra saiu quando o Papa teria dito para que os bispos não aceitassem padres abertamente gays nos seminários, porque “c’è gia troppa frociaggine”, algo como “já existe viadagem demais” (nos seminários).

Segundo os veículos de comunicação, a fala do Papa ganhou ainda mais destaque por ter sido dita após algumas propostas para alteração das diretrizes sobre os candidatos nos seminários.

O Pontífice sempre demonstrou abertura com a comunidade LGBTQIA+, e até já autorizou que os sacerdotes possam oferecer bençãos à casais com pessoas do mesmo sexo.

Como o Papa é argentino e tem o italiano como segunda língua, há especulação de que ele tenha usado a palavra “frociaggine” sem entender completamente o quanto ela poderia soar ofensiva.

Até o momento, o Vaticano não se pronunciou sobre o assunto que ganhou as manchetes mundiais.

Notícias no celular

Whatsapp