Na sessão desta quinta-feira (15), a Câmara de Vereadores de Guaramirim aprovou em segundo turno o projeto de lei da vereadora Cristiana Poltronieri Ziehlsdorff (PL), que visa proibir a oferta e comercialização de produtos e serviços por entidades não governamentais nas dependências das escolas municipais da cidade. O projeto segue agora para sanção do prefeito Adriano Zimmermann (PL).
Em entrevista ao OCP, a vereadora explicou o motivo da proposta.
“A lei que a gente está sugerindo ao Executivo é para proibir, de fato, a oferta e a comercialização de produtos e serviços por entidades não governamentais nas dependências das escolas municipais de Guaramirim”, afirmou.
Cristiana destacou a importância de manter o ambiente escolar focado na aprendizagem, longe das pressões comerciais.
“Eu entendo que escola é local de aprendizagem e não é lugar de comercialização. Os professores reclamam muito, as famílias reclamam muito que há muita propaganda enganosa. Usam-se das escolas, na verdade, para ter vantagens nas vendas de produtos, de cursos ou de outros setores também”, reiterou.
Para a vereadora, a escola deve preservar sua função educacional sem interferência comercial.
“A intenção é que escola é para aprender e comércio se faz nas lojas, com desenvolvimento econômico, mas não dentro da unidade escolar”, frisou.