Vereador defende transformação de Jaraguá do Sul em região metropolitana

Por: OCP News Jaraguá do Sul

25/08/2017 - 09:08 - Atualizada em: 28/08/2017 - 13:12

O vereador Anderson Kassner (PP), abordou na sessão desta quinta-feira (24), durante a palavra livre, a intenção de retomar os debates acerca de possibilidade de transformar Jaraguá do Sul, e os demais municípios da Amvali, em uma região metropolitana. Segundo Anderson, as conversas sobre este assunto iniciaram em 2015 em uma reunião na Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs).

A reunião contou com empresários, autoridades locais e a presença do deputado Darci de Matos (PSD), autor de um Projeto de Lei Complementar, que pretende instituir e regulamentar a região metropolitana Norte/Nordeste, onde Jaraguá do Sul estaria inserida na região Metropolitana de Joinville e Araquari.

No encontro foi solicitado ao Deputado, que Jaraguá do Sul se transformasse em uma região metropolitana e não estivesse apenas inserida na de Joinville. Mas as tratativas sobre este pleito não prosperaram. Agora, em um novo encontro recente com Darci de Matos, o vereador Anderson Kassner informou que o assunto foi retomado e que pretende unir esforços para viabilizar esta questão a nível local.

“Eu já fui falar com várias lideranças locais, pretendo fazer uma moção para que Jaraguá do Sul seja uma Metrópole. Gostaria de pedir que cada um de vocês, vereadores, auxiliem para que Jaraguá do Sul não esteja vinculada a Joinville, mas que seja uma Metrópole juntamente com os demais municípios”, reforça. Os demais vereadores se colocaram à disposição para auxiliar.

 Para entender

Uma região Metropolitana é o conjunto de municípios próximos e interligados, normalmente formados no entorno de uma cidade maior e mais desenvolvida. As Regiões Metropolitanas são formadas através da chamada “conurbação’, quando as cidades próximas crescem a ponto de unirem-se umas às outras.

Entre os benefícios de se criar uma Região Metropolitana, estão o acesso mais facilitado a recursos financeiros; recursos destinados exclusivamente às Metrópoles; agilidade na busca e execução de serviços estaduais e federais, entre outros.

Foto: Divulgação