O temporal com fortes ventos registrado ontem (12) provocou estragos em toda a cidade. O levantamento feito pela Defesa Civil de Guaramirim aponta dezenas de casas destelhadas, outdoors danificados, árvores caídas em vias públicas e sobre casas e sobre veículos, além de danificações em lavouras, que tiveram a plantação arrasada em alguns pontos.
Uma árvore também caiu sobre a linha férrea que percorre o município, impedindo a passagem de um trem de carga que transitava pela ferrovia no momento do vendaval. O município vai decretar Situação de Emergência.
Uma universidade e três Unidades Escolares também foram atingidas. Entre elas, o CEI Maurita Maria Rosa foi o mais atingido, com a queda de toldos e destelhamento. O trabalho para recuperação dos espaços danificados já foi iniciado.
A Secretária de Educação Claudia Chiodini destaca a pronta resposta tomada pela prefeitura: “Ontem mesmo já fizemos o levantamento dos danos e iniciamos as obras de reparo, pois sabemos da urgência do restabelecimento da normalidade dentro dessas estruturas, pois elas já estão em processo de reparação para o início do ano letivo, no dia 06 de fevereiro”, comentou.
A Defesa Civil de Guaramirim distribuiu lonas aos moradores que tiveram suas residências destelhadas, e está realizando cadastramento das famílias atingidas para, juntamente à Defesa Civil estadual, promover ajuda na recuperação especialmente dos telhados das casas.