Vendaval acompanhado de granizo causa estragos em SC

Ventos fortes causaram prejuízos no município de Xaxim, no Oeste de SC | Foto Defesa Civil/Divulgação

Por: Gabriel Junior

31/10/2018 - 14:10 - Atualizada em: 31/10/2018 - 14:55

Um vendaval acompanhado de granizo causa estragos no início da manhã desta quarta-feira (31), no Oeste de Santa Catarina, especialmente no município de Xaxim. De acordo com a Defesa Civil Estadual, em pouco mais de uma hora choveu o acumulado de 41,6 milímetros em Xaxim. Ainda conforme a Defesa Civil Municipal, os bairros mais afetados com o granizo foram o Santa Terezinha, Ari Lunardi e Alvorada.

De acordo com a Defesa Civil Municipal, houve registro de destelhamento, queda de árvores e galhos e alagamentos em vários pontos da cidade. Desde os primeiros minutos após o registro de queda de granizo, a equipe da Defesa Civil Municipal e Assistência Social e Habitação realizam a entrega de lonas às famílias que tiveram as residências afetadas.

“Já atendemos mais de 100 famílias que necessitaram de lonas para cobrir os móveis. Nossa orientação é para que as pessoas não subam nas casas, devido ao risco de queda neste momento em que a chuva persiste. Este é a quarta ocorrência de dano causado pela chuva em nosso município em menos de um mês”, destacou  a coordenadora municipal da Defesa Civil, Eliane de Marco.

No município de Ponte Serrada, há registro de estragos em dois barracões às margens da BR-282. Em um deles, parte do telhado foi arrancado. Já em outro, a força do vento acabou destruindo completamente a estrutura de madeira. No Centro da cidade, placas de fachadas de algumas lojas foram danificadas. Também houve danos em residências. Os números ainda são levantados pela Defesa Civil.

Galpão de madeira ficou destruído após vendaval | Foto Defesa Civil/Divulgação

Em Chapecó e Passos Maia, ocorreram destelhamentos e quedas de árvores em alguns bairros. Cinco rodovias na região Oeste e Meio-Oeste foram interditadas, algumas parcialmente, por causa da queda de árvores.

Queda de árvore na BR-282 em Vargem Bonita | Foto: PRF

Aviso meteorológico

Na manhã desta quarta-feira, a Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um aviso meteorológico com previsão de temporais – descarga elétrica, granizo e rajadas de 60 km/h a 90 km/h – na manhã e tarde desta quarta-feira em todas as regiões de SC.

No Oeste e Meio-Oeste, a previsão é de chuva moderada a forte em alguns momentos, com acumulado de 80 a 100 mm em média entre a manhã desta quarta-feira e a manhã de quinta-feira, podendo ocorrer pontuais acima. Nas demais regiões, o acumulado de chuva deve ficar entre 50 e 70 mm.

O tempo é influenciado por um sistema de baixa pressão no oeste do estado e pelo avanço de uma frente fria pelo Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Quer receber as notícias no WhatsApp?