Vem aí o Circuito de Trilhas & Aventuras Ecológicas de Schroeder

Por: OCP News Jaraguá do Sul

10/06/2016 - 10:06 - Atualizada em: 10/06/2016 - 13:41

A Prefeitura de Schroeder, através da Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e Turismo, promove a 10ª edição do Circuito de Trilhas & Aventuras Ecológicas dentro do município de Schroeder e localidades vizinhas.

Segundo o turismólogo, Ivanio Dalton Laube, a ação visa permitir que um grande número de pessoas possa conhecer as belezas naturais da região através de roteiros ecológicos, utilizando conceitos básicos para o trekking e mountain bike. “ Para participar não é preciso ser um atleta, basta ter vontade e determinação. O objetivo é que qualquer pessoa com um razoável condicionamento físico tenha condições de completar o percurso”, completa.

Para os amantes da natureza que participarem destas modalidades será uma experiência em um local de beleza natural privilegiada. E para a comunidade será uma forma de mostrar o potencial da região para o turismo ecológico e preservação do meio ambiente.

As atividades realizadas serão:

CAMINHADAS (walking)

Limite de 30* participantes por evento

*Salvo casos especiais, onde a organização poderá reaver o número de vagas para o evento

Caminhada/Hiking – percorrer caminhos curtos a pé;

Trekking – caminhadas longas podendo incluir pernoites;

Canyoning

Montanhismo – caminhadas em relevo acidentado (com algumas escaladas);

Escalada/alpinismo – subir montanhas íngremes, formações rochosas e paredões com auxílio de equipamentos.

ATIVIDADES DE OBSERVAÇÃO

Observação da fauna e flora;

Safáris fotográficos;

Observação astronômica.

MOUNTAIN BIKE

Limite de 50* participantes por evento

*Salvo casos especiais, onde a organização poderá reaver o número de vagas para o evento

Cicloturismo – utiliza a bike para passeios e longas viagens, de forma a conhecer novas localidades, paisagens deslumbrantes e pessoas dos mais variados costumes. É necessário um bom número de equipamentos e muita sede de aventura;

Trip Trail – mais conhecido por aqui como “inter city”, é uma prova feita em um percurso longo, que varia de 20 a 40 km, alternando trechos de estrada, trilhas e um pouco de asfalto. Normalmente ela se inicia em uma cidade e termina em outra.

 Público-alvo: jovens e adultos de ambos os sexos com idade mínima de 15 anos, sendo que o participante entre 15 e 17 anos deverá preencher um quadro a parte junto na ficha de inscrição onde a pessoa responsável deverá assinar a autorização. Não tem idade limite para esse tipo de atividade desde que todo participante tenha boa saúde e sinta-se apto para realização dos exercícios, comprovando através da “ficha médica” (fornecida pela organização) seu real quadro de condição física e saúde.

CRONOGRAMA DOS EVENTOS

REALIZAÇÃO EVENTO LOCALIDADE PERÍODO DE INSCRIÇÕES GRAU DIFICULDADE
MÊS/DIA ÁREA DE ABRANGÊNCIA

DISTÂNCIA

INÍCIO ATÉ FIM LEVE MODERADO DIFÍCIL
JULHO – dia 9 (caminhada) Serra do Agudo

23 Km

20/06 05/07 Difícil
AGOSTO – dia 7 (cicloturismo) Serra Rio do Júlio

53 Km

14/07 02/08 Moderado/Difícil
SETEMBRO – dia 3 (caminhada) Estação Ecológica Bracinho

26 Km

11/08 30/08 Difícil
OUTUBRO – dia 1 (cicloturismo) Interior de Schroeder

42 Km

08/09 26/09 Leve/Moderado
NOVEMBRO – dia 13 (caminhada) Morro Pelado

2,1 Km

06/10 01/11 Leve

As inscrições podem ser feitas na Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e Turismo, na Rua Mal. Castelo Branco, Nº. 3201, 89275-000. Telefone: (47) 3374-6534 e pelo e-mail: turismo@schroeder.sc.gov.br. Ou ainda acessar o site www.schroeder.sc.gov.br para fazer o download do formulário de inscrição e termo de responsabilidade. ATUALIZAÇÃO: Não haverá custo para inscrição dos participantes.