Veja quais as cinco ruas que concentram 23% dos acidentes em Jaraguá do Sul

Avenida Prefeito Waldemar Grubba registrou 100 acidentes em 2020 | Foto: Fábio Junkes/OCP News

Por: Claudio Costa

02/04/2021 - 06:04

O Anuário de Trânsito do 14º Batalhão de Polícia Militar apontou as cinco ruas com mais acidentes em Jaraguá do Sul. Juntas, elas são responsáveis por cerca de 23% dos 1.750 sinistros registrados em 2020 no município.

Como nos últimos anos, a avenida Prefeito Waldemar Grubba foi a rua com mais ocorrências. Ao todo, foram registrados 100 acidentes na via, 5,7% do total. A via se estende pelos bairros Baependi, Vila Lalau e Centenário.

“Além de ser a principal entrada do município, há um grande polo industrial instalado na via. Isso gera uma grande incidência de tráfego de veículos e com isso há um maior risco de ocorrerem sinistros naquele espaço” comenta o subcomandante do 14º BPM (Batalhão de Polícia Militar), major Antonio Benda Rocha.

As ruas Walter Marquardt (4,86%), nos bairros Vila Nova e Barra do Rio Molha; Manoel Francisco da Costa (4,46%), nos bairros João Pessoa e Vieira; José Theorodo Ribeiro (4%), no bairro Ilha da Figueira; e Presidente Epitácio Pessoa (4%), no Centro; ocupam as colocações subsequentes.

Benda destaca que houve uma queda no número de acidentes nos últimos anos, foram 35% em 2020 na comparação com 2019. Ele afirma que essa redução é feita com intervenções nos âmbitos educacional e de engenharia de tráfego.

“Se a gente fizer um gráfico dos últimos anos, a gente vê que há uma diminuição ano após ano. Só a Waldemar Grubba teve 178 acidentes em 2019. Em 2020, nós tivemos 100 acidentes. É lógico que há um cenário social diferente com a pandemia, mas verificamos essa diminuição nos últimos ano. Acredito que há uma maior conscientização dos atores sobre a importância de estarem atentos e com um grau maior de civilidade no trãnsito”, explica.

20 mil veículos por dia

O diretor de Trânsito da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Gildo Martins de Andrade Filho, destaca que a avenida Waldemar Grubba atravessa uma área densamente povoada. A estimativa é que 20 mil veículos passem todos os dias pela via.

Andrade ressalta que ainda há a possibilidade de haver muitos outros acidentes que não são registrados, a chamada cifra negra. Ele conta que a via é muito segura, considerando a grande quantidade de veículos que circulam por ela.

“A Prefeitura realiza diversas ações para melhorar o trânsito no município, como o asfaltamento de inúmeras vias e a melhoria da sinalização. Ainda há a iluminação em led nas principais vias do município, que proporcionam mais segurança e visibilidade”, pondera.

Gildo lembra que motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres precisam ter consciência para fazer um trânsito seguro. O diretor de Trânsito reitera que as pessoas não podem apenas terceirizar a responsabilidade para o poder público e não fazer nada para melhorar.

“Quando há um acidente, as pessoas reclamam que não tem placa, lombada ou semáforo. As pessoas precisam parar com essa terceirização da culpa e passar a ter mais zelo e atenção, sobretudo com o uso do celular e, associado a isso, a questão da velocidade. Se todos fizerem a sua parte, teremos um trânsito efetivamente seguro”, finaliza.