Vacina contra HPV para meninos já está disponível nos postos de Jaraguá do Sul

Foto: Divulgação

Por: OCP News Jaraguá do Sul

12/01/2017 - 18:01 - Atualizada em: 12/01/2017 - 18:55

As salas de vacinação da microrregião já estão realizando a imunização de meninos contra o HPV. O Governo Federal liberou as doses para o público masculino na última semana e os postos que retomaram o atendimento na segunda (9) começaram a vacinação. A expectativa é imunizar 3.715 meninos, entre 12 e 13 anos, nos cinco municípios pertencentes à ADR (Agência de Desenvolvimento Regional).

De acordo com a enfermeira do setor de imunização da Gerência de Saúde, Clauri Mara Bihr, no ano passado, quando não houve campanha para vacinar as meninas, a procura caiu. Em 2014, quando a vacina foi liberada, foi atingido 105% da meta.

No ano seguinte foi 95% e ano passado, números até novembro somam 57,29%. “No primeiro momento, pela quantidade de meninas, só tinha condições de atender esse público. Agora está sendo ampliado”, comentou a enfermeira responsável.

A vacina é a mesma, são necessárias duas doses, com intervalo de seis meses, para a imunização ser completa. A vacina continua disponível para meninas na rotina, a partir dos nove anos.