Um turista chinês, de 58 anos, morreu na tarde desta quinta-feira (25) após sofrer um grave incidente no mar em uma praia de Florianópolis. A vítima chegou a ser retirada da água por populares e atendida por guarda-vidas, mas não resistiu, mesmo após longas tentativas de reanimação.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, Guarda-Vidas Civis (GVCs) avistaram o homem no mar apresentando sinais de mal súbito e dificuldade para subir em uma prancha de surfe. Populares auxiliaram na retirada da vítima da água, utilizando a própria prancha, até a chegada dos guarda-vidas, que assumiram a ocorrência.
Os GVCs identificaram possíveis sinais de afogamento e iniciaram imediatamente o suporte básico de vida, com o uso de oxigênio. Em seguida, foram acionadas a aeronave Arcanjo 01 e a equipe do Ronda de Praia. A equipe médica do Arcanjo realizou a entubação ainda na areia, enquanto eram feitas manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP), com auxílio de um compressor torácico portátil.
Após cerca de 50 minutos de tentativas de reanimação, o óbito foi constatado no local pelo médico do SAMU. Segundo a equipe médica, o afogamento foi descartado como causa da morte, já que não foi observada a presença de água nos pulmões, além de alterações no ritmo cardíaco, o que indica a possibilidade de um mal súbito.
O corpo foi deixado aos cuidados da Polícia Científica. A vítima era natural da China e estava em Florianópolis como turista.