A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio do Departamento de Investigação Criminal (DIC Blumenau) deflagrou operação de combate ao tráfico de drogas e à lavagem de dinheiro por meio de criptomoedas. Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão domiciliar nas cidades de Balneário Camboriú, Itapema e Porto Belo, contra três homens investigados, que não tiveram suas identidades divulgadas. A ação aconteceu nesta terça-feira (22)
As diligências são um desdobramento de uma investigação iniciada no ano de 2023. A partir da análise de dados extraídos de aparelhos celulares apreendidos, constatou-se que parte do dinheiro obtido com o comércio de drogas era “lavado” por meio de “máquinas de mineração” de criptomoedas, fornecidas por outro investigado. Juntos, os envolvidos movimentaram mais de R$ 230 milhões.
Diante da gravidade dos fatos e dos elementos informativos reunidos, foram solicitada medidas de busca e apreensão domiciliar, além da quebra dos sigilos fiscal, bancário e telefônico dos investigados. Após manifestação favorável do Ministério Público, os pedidos foram deferidos pelo Poder Judiciário.
Durante o cumprimento das ordens judiciais, foram apreendidos quatro veículos, aparelhos telefônicos, equipamentos eletrônicos, dinheiro em espécie e vasta documentação, que auxiliarão na continuidade das investigações e na identificação de outros envolvidos.