Equipes da Transpetro trabalham na remoção dos resíduos do rio Quati, no bairro Estrada Quati, em Guaramirim. Etanol e gasolina poluíram o curso d`água após bandidos furarem um duto da empresa para roubar combustível na madrugada do último domingo (17). Segundo informações repassadas pela Defesa Civil do município, o trabalho de limpeza do rio deve continuar até o fim da semana.
A Transpetro afirmou em nota que 90 profissionais foram mobilizados para a ocorrência. Entre os recursos utilizados estão quatro caminhões-vácuo, dois caminhões-tanque e uma retroescavadeira, além de barreiras de contenção. A subsidiária da Petrobrás, responsável pelo transporte e armazenamento de combustíveis, afirma que o combustível não atingiu as lavouras próximas e o vazamento já foi contido.
A empresa também ressalta que a participação dos moradores é muito importante. Eles podem entrar em contato com a Transpetro por meio do telefone 168, caso identifiquem qualquer movimentação suspeita na faixa de dutos ou em terrenos próximos. “A companhia colabora com as investigações e tem como maior preocupação a segurança das famílias pois intervenções criminosas nos dutos podem trazer riscos para a comunidade”, explica a nota.