Trabalhador usa escavadeira para ajudar colega prensado por placa de ferro em Itapema

Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros

Por: Luan Tamanini

15/02/2024 - 15:02 - Atualizada em: 15/02/2024 - 15:50

Um trabalhador usou uma escavadeira para salvar um colega de trabalho que ficou prensado por uma placa de ferro em Itapema, no Litoral Norte de Santa Catarina, na manhã desta quinta-feira (15).

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a ocorrência foi registrada às 9h20 na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Itapema, localizada na Rua 422, no bairro Morretes.

Segundo relato, o local da obra estava sendo escavado com uma escavadeira nos últimos dias, e os taludes do buraco foram estabilizados com escoras de madeira e placas de ferro.

As chuvas dos últimos dias, porém, causaram um deslizamento de terra parcial do talude, derrubando duas placas de ferro – que estavam sendo removidas nesta quinta-feira para reestabilizar o local.

Conforme os trabalhadores, a placa de ferro, que mede mais de 5m², foi movimentada através de suspensão com cabos de aço com a lança da escavadeira. Durante o procedimento, porém, ela acabou caindo e prensando o trabalhador contra um pilar de concreto com ferragem exposta.

Ao ver a situação, o operador da máquina usou a lança da escavadeira e empurrou a placa de ferro, liberando o peso que prendia o trabalhador.

De acordo com os socorristas, a vítima apresentava suspeita de luxação no ombro esquerdo e ferimento perfurante na lateral esquerda do tórax com hemorragia ativa. O trabalhador foi atendido e conduzido em situação estável ao hospital de Itapema.