O Verão está acabando mas Santa Catarina terá uma semana de calor intenso. As praias continuam a serem procuradas por moradores e turistas neste mês de março e um dos maiores desafios enfrentados pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) é o de elevar o nível de consciência das pessoas em relação aos perigos existentes nos meios aquáticos.
Só nos 65 dias da etapa de temporada da Operação Veraneio 2023/2024, resultou no salvamento de 3.272 pessoas no litoral catarinense. Isso significa que a cada 15 minutos, uma pessoa foi salva pelas equipes do CBMSC. Todas essas pessoas eram potenciais vítimas a ter algum grau de afogamento ou até vir a óbito e, por conta do trabalho de salvamento, puderam retornar para seus lares com vida.
Esse número de salvamentos reforça o comprometimento e o preparo dos guarda-vidas que atuam na segurança dos catarinenses e dos banhistasque procuram o nosso litoral para aproveitar os últimos dias de calor. Em Florianópolis, neste fim de semana, um homem submergiu enquanto tomava banho em dia de mar perigo.
Atenção às bandeiras
Nos locais onde há ativação do serviço de guarda-vidas, uma bandeira retangular é fixada no posto para que todos que chegam à praia saibam, pela cor, qual é a condição do mar naquele dia.
- Vermelha – significa alto risco de afogamento
- Amarela – médio risco de afogamento e a verde baixo risco de afogamento.
- Lilás – indica se há incidência de água-viva naquela praia naquele dia.
Corrente de retorno
Já na faixa de areia os guarda-vidas utilizam a bandeira triangular vermelha para indicar um determinado local naquela extensão do mar, que há presença de corrente de retorno e por isso, não é um local indicado para banho por apresentar alto risco de arrastamento e, consequentemente, afogamento.
Aplicativo
Além disso, todas essas informações podem ser verificadas pelo cidadão antes mesmo dele sair de casa por meio do aplicativo CBMSC Cidadão, no ícone Praias, que também é atualizado. Este aplicativo pode ser baixado gratuitamente tanto para versão Android quanto para iOS e é um ótimo aliado na hora de planejar um momento de lazer em nosso litoral.
Mais orientações
- Procure se banhar em áreas monitoradas por guarda-vidas civis ou Bombeiro Militares
- Não cometa excessos, misturando bebidas alcoólicas com banhos de mar ou em água doce
- Não se banhe em costões ou áreas rochosas e evite adentrar ao mar muito além da faixa de areia
- Mantenha supervisão constante sobre crianças
- Busque nos postos de salvamentos pulseiras de identificação
- Em caso de dúvidas, peça orientação aos guarda-vidas