Termômetro registra 39°C em Jaraguá do Sul e meteorologista fala das causas do calor

Foto: Cláudio Costa/OCP News

Por: Claudio Costa

30/10/2019 - 16:10 - Atualizada em: 30/10/2019 - 16:39

Um termômetro localizado na rua Procópio Gomes de Oliveira, no Centro, em Jaraguá do Sul, chegou a marcar 39°C por volta das 15h30 desta quarta-feira (30). De acordo com o Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) esse clima é típico da primavera.

“Alguns dias da primavera têm essa semelhança com o verão. Isso é devido a uma massa de ar quente que vem da região Sudeste e que cria condições de nebulosidade, áreas de baixa pressão e formação de nuvens. Há uma alta na temperatura durante a tarde e o declínio no fim”, comenta Marilene de Lima, meteorologista do Ciram.

As altas temperaturas favorecem os temporais com a formação de nuvens carregadas, algo também muito comum durante o verão. Essas nuvens têm um rápido desenvolvimento e podem formar granizo no seu interior.

As temperaturas devem diminuir no sábado, com a chegada de uma frente fria em Santa Catarina. Até lá, as pessoas devem ter um cuidado maior com os temporais de fim de tarde. No domingo, o calor deve diminuir de vez.

Receba no seu WhatsApp somente notícias sobre Segurança Pública da região (Trânsito, Operações Policiais. etc…):

Telegram

Facebook Messenger