Temporal localizado causa estragos em Jaraguá do Sul e Corupá; veja fotos

Parte da cobertura de um posto de gasolina em Corupá desabou na tarde deste domingo | Foto Divulgação

Por: Gabriel Junior

24/02/2019 - 19:02 - Atualizada em: 24/02/2019 - 20:52

O temporal registrado na tarde deste domingo (24) causou alguns estragos em Jaraguá do Sul e Corupá, e deixou algumas localidades sem energia elétrica na região.

Em Jaraguá do Sul, foram registrados destelhamentos pontuais, principalmente nos bairros Estrada Nova, Vila Lenzi e Três Rios do Sul.

Uma queda de árvore aconteceu na rua São Miguel, no bairro Três Rios do Sul, mas não chegou a interromper a passagem de veículos. No Centro da cidade, na esquina entre as ruas Ângelo Schiochet e Barão do Rio Branco, um sinaleiro chegou a virar após o vendaval.

Apesar do susto, a Defesa Civil não registrou chamados para ocorrências até por volta das 18h, segundo o diretor Hideraldo Colle. Na estação de monitoramento no bairro Barra do Rio Cerro, a velocidade máxima dos ventos atingiu 55 km/h.

Queda de árvore na rua São Miguel, no bairro Três Rios do Sul | Foto Gabriel Junior/OCP News

Desabamento parcial em Corupá

Em Corupá, parte da cobertura de um posto de combustível na avenida Getúlio Vargas cedeu por volta das 14h, mas não houve feridos, conforme o diretor de Defesa Civil de Corupá, Claudio Siqueira.

Desabamento parcial em Corupá | Foto Divulgação/Redes Sociais

”Fomos chamados pelo proprietário do posto para ir até o local e o local foi interditado”, disse o diretor, acrescentando que um engenheiro deve verificar a estrutura nos próximos dias.

Em 2018, o mesmo estabelecimento já havia registrado estragos em decorrência da chuva, com queda de barreira nos fundos do posto.

Cobertura cedeu parcialmente em posto | Foto Divulgação/Redes Sociais

Ainda segundo Siqueira, quedas de árvore e destelhamentos foram registrados nesta tarde, principalmente na região central de Corupá.

Outra ocorrência atendida pela Defesa Civil neste domingo foi uma queda de barreira, mas no período da manhã. O caso ocorreu na estrada Rio Natal, que liga Corupá a São Bento do Sul.

Queda de barreira na divisa com São Bento do Sul | Foto Divulgação

A prefeitura de São Bento do Sul foi informada pela Defesa Civil e deslocou uma máquina para fazer a remoção das pedras que caíram. A estrada ficou sem passagem durante algumas horas.

Máquina fez a remoção das pedras | Foto Divulgação/Defesa Civil de Corupá

Moradores sem energia elétrica

Por conta do temporal, alguns bairros de Guaramirim e Jaraguá do Sul foram afetados pela falta de energia elétrica. Por volta das 15h, cerca de seis mil unidades consumidoras estavam sem o fornecimento nos dois municípios.

Já por volta das 18h30, o painel de monitoramento da Celesc apontava 171 unidades consumidoras sem energia elétrica, principalmente nos bairros Chico de Paulo e Estrada Nova, em Jaraguá do Sul, localidade Tibagi em Guaramirim e Bomplandt na cidade de Corupá.

Calor extremo

O domingo foi de temperaturas extremas, principalmente no litoral de Santa Catarina. Na região Norte, as máximas alcançaram 37,2°C em Corupá, 38,1°C em Jaraguá do Sul, 39,2°C em Schroeder e 39,4°C em Massaranduba. Em Garuva e Joinville, a temperatura máxima atingiu 40°C.

No fim da manhã deste domingo (24), a Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um aviso meteorológico alertando para o calor extremo e temporais localizados em todas as regiões do estado entre o início da tarde e o fim da noite deste domingo.

Previsão de temporais localizados

Para segunda-feira (25) e a manhã de terça-feira (26), o aviso meteorológico é para chuva volumosa e temporais localizados em todas as regiões do estado, especialmente no Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul.

Segundo a Defesa Civil, a previsão é de chuva moderada a forte em alguns momentos e temporais localizados, com acumulado de chuva de 40 a 60 mm, em média, e pontuais de 70 a 100 mm neste início de semana.

Quer receber as notícias no WhatsApp?