Surfista é atacado por tubarão em Navegantes, no Litoral de SC

Foto: CBMSC/Divulgação

Por: Claudio Costa

25/01/2021 - 08:01 - Atualizada em: 25/01/2021 - 08:05

Um surfista foi 43 anos atacado por um tubarão na manhã deste domingo (24), em Navegantes. O Corpo de Bombeiros Militar, foi chamado por volta das 8h para atender a ocorrência no Centro.

Quando os bombeiros militares chegaram no local, os guarda-vidas já tinham realizados os primeiros atendimentos estancando o sangue e realizado um curativo em um dos pés da vítima. O homem foi levado para o hospitais em estado estável.

O curador do Museu Oceanográfico da Universidade, Jules Soto, acredita que a mordida foi dada por um tubarão-mangona. Jules explica que os cortes e os furos na parte superior e o corte longo e profundo foram causados por dentes alongados cônicos, como o observado na espécie.

O tubarão-mangona se alimenta de peixes de pequeno e médio portes, entre 15 de 30 centímetros. O alimento é capturado com um rápido bote. Esses tubarões povoavam as praias no passado e nadavam a uma profundidade de um a dois metros, principalmente à noite.

“Foram praticamente dizimados, havendo agora um resquício da população que tiveram até a década de 1970, não chegando atualmente a 2,8% de sua população original”, comenta Jules.

Um acidente já foi registrado com essa espécie. Um banhista foi mordido por um tubarão-mangona. Porém, o Corpo de Bombeiros Militar informa que esse acidente é pontual e não há registro deste tipo de acidente no município.