Os helicópteros Águia 33 e 24, da Polícia Militar do Estado de São Paulo, decolaram por volta das 10h deste sábado (4), do Aeroporto Campo de Marte, com destino ao Rio Grande do Sul, para ajudar as vítimas dos temporais que atingem o estado. A previsão é fazer duas paradas em Santa Catarina e chegar ao Rio Grande do Sul por volta das 16h. Eles se juntam ao Águia 12, que está lá desde quarta-feira (1°), para auxiliar os salvamentos.
“A missão não tem data para acabar. E a cada 7 dias as equipes vão se revezando para o auxílio continuar com a máxima eficiência”, disse o coronel Ronaldo Barreto, comandante da aviação da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
O primeiro helicóptero, de Modelo Airbus H135, é utilizado em serviços de transporte aeromédico e tem capacidade para transportar até sete pessoas. A segunda aeronave, de modelo Airbus AS350 B3, é destinada a salvamento e está equipada com um guincho elétrico.
Equipes da Polícia Militar de São Paulo, com agentes do Corpo de Bombeiros e do Comando de Aviação, atuam para ajudar o estado gaúcho na localização e socorro médico de vítimas soterradas, no salvamento de pessoas ilhadas e na busca de desaparecidos.
Com os profissionais enviados hoje, chega a 55 o número de policiais enviados aos locais atingidos. Além disso, foram dois cães farejadores, oito viaturas e sete embarcações. Um avião King Air também foi colocado à disposição pela SSP-SP para apoiar o transporte de equipes até o sul do país.
Até a manhã deste sábado, 297 pessoas já foram resgatadas pelas equipes paulistas. Ontem à noite uma equipe foi acionada para atender 33 pessoas em situação de risco no Bairro Ilha da Pintada, em Porto Alegre.
Por volta das 23h outra equipe foi ao município de Eldorado do Sul, onde atendeu 44 moradores, principalmente crianças, idosos e pessoas com necessidades especiais ou dificuldade de locomoção.
Defesa Civil
A Defesa Civil de SP enviou seis agentes e um geólogo ao Rio Grande do Sul para auxílio às vítimas e apoio técnico às autoridades gaúchas. O órgão ajuda na construção de um centro logístico de ajuda humanitária regional na cidade de Estrela, no Vale do Taquarí, como explica o capitão da Defesa Civil, Roberto Farina.
“A cidade de Lajeado, que tem o posto de comando avançado, tem problemas de acesso porque a ponte do Rio Taquari, que liga Estrela a Lajeado, foi obstruída, fazendo com que nós não tenhamos ainda acesso por terra”, afirma.
Fundo Social
O Fundo Social de São Paulo (FUSSP) e a Defesa Civil do Estado iniciam neste domingo (5) uma campanha humanitária em prol das vítimas das recentes chuvas no Estado do Rio Grande do Sul. A ação do Governo de SP tem como objetivo arrecadar água potável, itens de higiene e limpeza para fornecer assistência às comunidades afetadas.
As doações devem ser entregues no depósito do Fundo Social, localizado na Avenida Marechal Mário Guedes, 301, no bairro do Jaguaré na Capital. O local estará aberto a partir das 8h deste domingo para receber as doações. Durante a semana, as doações poderão ser entregues das 8h às 17h no mesmo local. O transporte dos insumos para o Rio Grande do Sul será feito pelas companhias aéreas Gol e Azul que se voluntariaram para enviar as doações por meio aéreo, devido os diversos bloqueios nas estradas.
Em preparação para o início da campanha, os funcionários do FUSSP dedicarão o sábado para organizar o local de recebimento das doações, garantindo uma logística eficiente e ágil para o processo de coleta.