Os soldados da Polícia Militar de Laguna, Paulo Roberto “Bertolini” Pereira e Patryck “Pacheco” da Silveira, foram homenageados, na tarde desta terça-feira (1º), pela Assembleia Legislativa, com moção de aplauso aprovada pelos parlamentares. O ato foi uma iniciativa do deputado Felipe Estevão (PSL).

No dia 29 de dezembro de 2020, na Praia do Gi, em Laguna, quando estavam em rondas, os soldados Bertolini e Pacheco pararam a viatura e entraram no mar para resgatar um pai e um adolescente, de 13 anos, que estavam se afogando. De acordo com o deputado Felipe Estevão, corajosamente, os dois policiais entraram no mar e, apesar dos riscos, conseguiram salvar o adolescente e seu pai.

Os próprios soldados prestaram os primeiros atendimentos pré-hospitalares às vítimas até a chegada dos bombeiros militares. O homem estava mais próximo da faixa de areia e não houve dificuldade para prestar auxílio.

A família é do Rio Grande do Sul e a região onde aconteceu o afogamento não possui guarda-vidas. O deputado Felipe Estevão observou que tendo em vista o ato de bravura dos soldados, no curso da ocorrência, requereu o encaminhamento da Moção de Aplauso pelo excepcional empenho dos militares.