Sine zera fila do seguro desemprego em Jaraguá do Sul

Por: OCP News Jaraguá do Sul

28/06/2017 - 12:06

ada. O coordenador do Sine local, Ronnie Lux, diz que o trabalho para colocar essa demanda em dia foi intenso, mas agora o panorama do atendimento já é outro.“Hoje já é possível ao trabalhador fazer o agendamento no mesmo dia que dá entrada nos documentos para receber seu seguro”, destacou Lux. De 1º de maio a 26 de junho, foram feitos 1324 encaminhamentos de seguro desemprego.

Outra demanda que foi otimizada foi a emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) que levava em média três meses e que agora passou a ser emitida num prazo bem menor. “Em média uns 35 dias”, ponderou o coordenador do Sine. Lux explica ainda que já é possível redistribuir o atendimento de forma a destinar o período da manhã exclusivo para agendamentos e a parte da tarde para emissão da Carteira de Trabalho e entrada no seguro desemprego. Isto foi possível, graças ao encaixe no atendimento. “A partir que ocorre a falta, automaticamente o primeiro da lista do agendamento é acionado”
O Sine jaraguaense informa que são emitidas uma média entre 15 a 20 Carteiras de Trabalho por dia. “A cada três dias são entregues pelo Ministério do Trabalho uma média de 45 carteiras”. Ronnie Lux acrescenta ainda que a meta é reduzir o prazo atual de agendamento de dois a três meses para, no máximo, 10 dias.

Vagas de empregos

De acordo com Lux no período de 1º de maio a 25 de julho, 718 pessoas atendidas no Sine de Jaraguá foram encaminhadas para vagas de emprego. “Algo que demonstra a reação do mercado de trabalho já que no mesmo período, em 2016, foram feitos 89 encaminhamentos”, observou. Ele explica que o usuário do serviço passa por etapas como cadastro do trabalhador, registro do seguro desemprego, verificação de oportunidade, e por fim, o encaminhamento para a vaga de trabalho. Nos últimos dois meses ocorreram 3807 atendimentos no Sine, localizado na rua Antônio Cunha, 160, na Vila Baependi, nas dependências da Rodoviária.