A Prefeitura de Blumenau avalia a retomada das blitze de fiscalização do trânsito nesta semana. As operações realizadas pela Guarda Municipal de Trânsito estão suspensas desde meados de março, quando foram instituídas as medidas de isolamento social destinadas ao combate do coronavírus.

O retorno dos trabalhos passou a ser discutido em razão do aumento do número de acidentes na cidade. Somente na semana do dia 13 de abril, com a retomada de algumas atividades econômicas, foram registradas 40 ocorrências no trânsito, com 24 feridos e três mortes. Na semana anterior, ainda com o comércio fechado, houve apenas quatro feridos e nenhum óbito.

"Em matéria de feridos, nós tivemos um aumento de 600% de uma semana para a outra. Isso acendeu uma luz amarela, quase uma luz vermelha, na nossa situação", afirmou o prefeito Mário Hildebrandt (Podemos).

O secretário municipal de Promoção da Saúde, Winnetou Krambeck, demonstrou preocupação com a ocupação de leitos de UTI. "Acidente é uma situação evitável. Como nós estamos em um momento de epidemia, no qual os nossos hospitais estarão sobrecarregados por conta do coronavírus, precisamos que as pessoas tenham consciência, e nós poderemos evitar e facilitar o trabalho nos hospitais para combater a Covid-19 neste momento".

De acordo com o prefeito, as ruas com fiscalização vão ser divulgadas com 30 minutos de antecedência. "Nós não queremos multar ninguém. Queremos apenas conscientizar as pessoas da necessidade de cuidar da sua vida", disse Hildebrandt.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Telegram Jaraguá do Sul