Sete semáforos ganham radares com o sistema OCR em Jaraguá do Sul

Por: Claudio Costa

14/01/2018 - 21:01

As ruas de Jaraguá do Sul vão receber 16 novas faixas de radares semafóricos com OCRs, equipamentos de leitura de caracteres, nesta segunda-feira (15). De acordo com o diretor Irio Riegel, sete pontos da cidade vão receber os equipamentos, que registram multas de excesso de velocidade, passagem em sinal vermelho e parada na faixa de pedestres, além de avisar para a Polícia Militar sobre irregularidades na documentação dos veículos e registros de furto ou roubo. Três novos pontos vão passar a ser fiscalizados.

Até o momento, a Prefeitura investiu R$ 152 mil na instalação dos novos equipamentos com o OCR. Em toda a cidade, foram implantadas 53 faixas em 29 pontos e há planos para a instalação em mais locais. “A gente tinha feito uma montagem para cercar a cidade e pensamos em pontos estratégicos. Nós não iríamos colocar os OCRs em todos os equipamentos. Depois, com a negociação, nós decidimos colocar em todos os pontos”, afirma Riegel, ao ressaltar que os novos equipamentos são de última geração.

O diretor de Trânsito conta que os equipamentos instalados na cidade dão mais segurança e também servem de instrumento de prova em caso de acidentes. Em todas as infrações, o equipamento registra um vídeo de aproximadamente 16 segundos. Se um veículo ultrapassar o sinal vermelho e provocar um acidente logo em seguida, o sinistro será registrado pelo equipamento e poderá servir de prova em um processo judicial. “O motorista pode alegar que a multa foi dada quando ele passou no sinal amarelo, mas a gravação vai apontar que ele ultrapassou o sinal vermelho. Todas as imagens ficam guardadas em um computador da empresa licitada”, explica.

Confira os pontos onde serão instalados os novos radares semafóricos:

– Rua Reinoldo Rau com rua Procópio Gomes de Oliveira;

– Rua Adélia Fischer com rua Max Wilhelm;

– Avenida Getúlio Vargas com rua Estheria Lenzi Friedrich; NOVO

– Rua Ângelo Schiochet com a rua Barão do Rio Branco;

– Rua Olívio Domingos Brugnago com rua 25 de Julho; NOVO

– Rua Walter Marquardt com rua Enrico Fermi;

– Rua José Theodoro Ribeiro com rua Carlos Oeschler. NOVO