Na próxima segunda-feira, às 14h, no Parque Municipal Prefeito Altair Guidi, em Criciúma, será realizada a cerimônia que marca um verdadeiro "presente de Natal" para toda Região Sul de Santa Catarina. Será o início da operação do Serviço Aeromédico (Sarasul), que irá atender os 45 municípios do Sul do Estado (AMREC, AMESC e AMUREL).

A empresa contratada para executar o serviço será a Ozz Saúde Eirele, vencedora da licitação. Amanhã (18/12), no auditório da AMREC, começa o treinamento da tripulação e dos colaboradores da equipe, que segue até domingo. E, na segunda-feira, o serviço já estará funcionando.

O presidente da Câmara de Vereadores de Criciúma, Tita Beloli, que liderou a comissão em prol da concretização do projeto de implementação, lembra que foi uma luta muita grande.

“É o momento tão aguardado de um serviço que vai atender quase um milhão de pessoas, salvando vidas”, comenta.

O presidente do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário (CIM-AMREC), e prefeito de Siderópolis, Hélio Roberto Cesa, sempre repete dizendo que, a partir de agora “teremos uma Fórmula 1 na urgência e emergência”, ressaltando a agilidade no atendimento médico que a região passa a ter.

“Um helicóptero à disposição dos profissionais vai salvar vidas e vai diminuir as sequelas”, comemora o prefeito.

Sobre o Sarasul

O serviço terá contrato de 12 meses, quando a empresa fornecerá o pessoal e os materiais médicos e medicamentos. Estão previstos na operação, um médico e um enfermeiro, que ficarão de prontidão por 12 horas na base do SAER, sete dias por semana.

O contrato ainda prevê um farmacêutico disponível por 20 horas semanais. O Sarasul vai atender toda a Mesorregião Sul Catarinense (AMREC, AMESC e AMUREL), assegurando serviços de urgência e emergência gratuita exclusiva aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

 

 

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp