Motoristas que trafeguem pela SC-418 (Serra Dona Francisca), no Norte do Estado, precisam ter paciência. A via está liberada apenas em regime de meia-pista desde sábado (11), em meio aos trabalhos de construção de duas áreas de escape na via.
Na sexta-feira (10), a via foi completamente interditada após uma detonação de rochas por volta das 9h. Após o trabalho, a via foi tomada por detritos.
Não há previsão para a liberação total da via, após as fortes chuvas deste domingo, e da complexidade das obras – segundo a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) o tráfego deve continuar em meia-pista, no sistema “pare e siga”, até junho do ano que vem.
Neste momento, a obra está em uma fase considerada “aguda”; A obra visa trazer mais segurança aos motoristas, especialmente para caminhões, que trafegam em grande número nessa via.
Atualmente, estruturas desse tipo existem apenas em rodovias federais, como a BR-376, no Paraná. O investimento total é de cerca de R$ 35 milhões, conforme a SIE. As intervenções fazem parte do Programa Estrada Boa, que prevê R$ 3,5 bilhões em obras viárias pelo Estado.