Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Serpente mais peçonhenta do sul do país é resgatada em Jaraguá do Sul

Reprodução/Instagram/biologo.christian

Por: Pedro Leal

24/02/2026 - 17:02 - Atualizada em: 24/02/2026 - 17:16

Uma jararacuçu (Bothrops jararacussu), considerada a mais peçonhenta serpente da região Sul do Brasil, teve de ser resgatada em uma área urbana de Jaraguá do sul neste fim de semana, após moradores acionarem os bombeiros ao avistar o animal.

Segundo o biólogo Christian Raboch Lempek, que postou o resgate nas redes sociais, encontros com a espécie são raros, pois ela costuma viver em áreas mais ermas.

O animal foi colocado em uma caixa segura e entregue à Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama).

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

“Olha o tamanho desse bicho aqui. Faz tempo que a gente não resgata um bichinho desse. Ela ocorre mais em áreas afastadas, mais em áreas conservadas. E é um bichinho grande, tá?”, disse Raboch.

O momento foi registrado em vídeo (abaixo), que inclui ainda imagens do resgate de uma cobra-coral (família Calliophini, a espécie específica não foi divulgada) e um jabuti (Chelonoidis sp)

Todos os três animais serão cuidados por profissionais da Fujama até serem liberados novamente na natureza.

O jabuti será encaminhado ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Ceta), em Florianópolis, após os primeiros atendimentos em Jaraguá do Sul.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).