Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Sequestro menina Criciúma: Polícia Civil desvenda caso e seis suspeitos presos

Foto: Divulgação/Polícia Civil

Por: OCP News Criciúma

15/09/2023 - 21:09 - Atualizada em: 15/09/2023 - 21:17

Encerrada as investigações relacionadas ao sequestro de uma menina de 11 anos, ocorrido na madrugada de 23 de agosto de 2023, no bairro Pio Corrêa, em Criciúma. A Polícia Civil de Santa Catarina anunciou o desfecho e prenderam todos os suspeitos envolvidos na ação criminosa, que resultou na captura da criança.

Seis pessoas foram apontadas como participantes do sequestro, todas identificadas e detidas, sendo que duas delas estão sob prisão preventiva. Segundo a investigação da Polícia Civil, não há indícios de envolvimento de outras pessoas no crime, e a motivação foi exclusivamente financeira.

O planejamento do sequestro teria sido concebido por um jovem de 28 anos, que foi preso na última quarta-feira (13). Ele estava entre os cinco suspeitos que participaram da captura da menina. A namorada dele também esteve envolvida na ação e foi detida.

Um dos suspeitos foi preso ainda enquanto o sequestro estava em andamento, no bairro Brasília. Outros dois foram detidos no dia 1º de setembro, à medida que as investigações avançavam, e os três restantes foram capturados entre os dias 13 e 15 de setembro.

“Entre os presos, temos o mentor e sua namorada, que estavam com a menina no veículo usado para mantê-la refém. Identificamos também um indivíduo responsável por coordenar a ação, atuando como ‘gerente’ do crime, e os outros três foram os executores diretos”, esclareceu o delegado Anselmo Cruz, titular da Delegacia de Roubos e Antissequestros da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Dras/Deic).

As autoridades policiais descartaram qualquer envolvimento de pessoas próximas à família da vítima no crime e afirmaram que a motivação não tinha relação com as empresas do pai da menina.

“O grupo que foi preso foi quem planejou e executou o sequestro. Não há mais ninguém envolvido. Não há nenhuma ligação contratual com a empresa da família. A investigação concluiu que todos os detidos atuaram em conjunto, alguns com maior liderança no grupo e outros apenas cumprindo ordens. Todos são da região, todos estão identificados e foram encaminhados ao sistema prisional”, enfatizou o delegado Yuri Miqueluzzi, da Divisão de Repressão a Roubos da Divisão de Investigação Criminal (DRR/DIC) de Criciúma.

De acordo com a Polícia Civil, a liberação da vítima ocorreu após o plano de sequestro ser prejudicado. Evidências encontradas no celular de um dos investigados sugerem que a desistência da ação pode ter sido motivada pela investigação em andamento.

Os seis presos enfrentarão acusações de extorsão mediante sequestro, com agravante de terem envolvido uma criança e de o sequestro ter durado mais de 24 horas, além de responderem por associação criminosa. Se condenados, cada um deles pode enfrentar uma pena de mais de 20 anos de prisão.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

OCP News Criciúma

As principais notícias de Criciúma e região.