Balneário Camboriú está em primeiro lugar em segurança pública entre as cidades de 100 a 500 mil habitantes do Sul do Brasil, de acordo com o Ranking Connected Smart Cities 2022. O estudo foi elaborado pela Urban Systems, em parceria com a Necta, e mapeou indicadores de 680 municípios com mais de 50 mil habitantes em 10 eixos diferentes. Entre as cidades brasileiras de todos os portes, Balneário é a oitava mais segura.

A melhora nos indicadores de segurança passa por diversos fatores, entre eles a adoção de soluções inovadoras. Uma dessas soluções são os totens de segurança, tecnologia patenteada desenvolvida no Brasil, que reúne em um só equipamento diversos recursos para apoiar o monitoramento por vídeo, o atendimento a emergências e o envio de alertas à população. Desde 2018, o município de Balneário Camboriú conta com os serviços de 10 totens de segurança espalhados em pontos estratégicos da cidade.

Identificados com a roupagem da Guarda Municipal, os totens têm uma presença ostensiva que inibe a criminalidade e contribui para a sensação de segurança da população.“A presença do totem no calçadão passa uma sensação de mais segurança, especialmente para o turista. E para nós, que trabalhamos com turismo isso é muito importante”, afirma José Altair Amaral, que trabalha em um restaurante na Av. Atlântica localizado em frente a um totem de segurança.

Mais agilidade nos atendimentos da Guarda Municipal

Com quatro metros de altura, os equipamentos contam com sistema composto por sirene, giroflex e câmeras que monitoram o entorno em 360º de forma simultânea, além de um botão de emergência. Conectado diretamente à Central 153, o botão de emergência diminui consideravelmente o tempo de resposta dos agentes da Guarda Municipal e de trânsito no atendimento às vítimas. Há ainda um sistema de alto falantes que possibilita a transmissão de alertas instantâneos e mensagens de conscientização à população.

Para o corretor de imóveis Joaquim Assis Juliani, a tecnologia é um aliado importante, junto com as forças de segurança pública: “Sem dúvida, é mais uma camada de segurança para deixar a nossa região mais segura e tranquila”. A imobiliária onde Joaquim trabalha fica em frente ao totem na Praia dos Amores, na divisa com o município de Itajaí.

Essa tecnologia favorece análises inteligentes de imagens, identificando situações de risco e facilitando a ação policial. As câmeras detectam aglomerações de pessoas, invasões a áreas restritas, contagem de pessoas e objetos, até reconhecimento de placas e controle de direção, entre outros. Além de Balneário Camboriú, os totens de segurança estão presentes em 30 cidades brasileiras, entre elas Cotia, que passou de 134ª para 22ª posição no ranking das cidades mais seguras do estado de São Paulo, desenvolvido pelo Instituto Sou da Paz, e Santa Barbara d’Oeste, que atualmente lidera o ranking com o menor IECV (Índice de Exposição aos Crimes Violentos).

Localização dos totens em Balneário Camboriú

Totem Barra Sul (Av. Atlântica, 48 - Centro)
Totem Brasil (Av. Central, 440 - Centro)
Totem Atlântica (Av. Atlântica, 2114 - Centro)
Totem Prefeitura (R. Dinamarca, 234 - Nações)
Totem Praia dos Amores (Av. Ruy Barbosa, 180 - Praia dos Amores)
Totem Palestina (R. Paraguai, 1001 - Nações)
Totem PA 24h (Rua Maria Mansoto, 920 - Barra)
Totem Laranjeiras (Av. Rodesindo Pavan, 3069 - Barra)
Totem Corupá (R. Corupá, 140 - Municípios)
Totem Estado (Av. Central, 431 - Centro)