A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio da Secretaria de Programas Institucionais (SPI), participou da 36ª Conferência Internacional de Treinamento D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), realizada entre os dias 29 de julho e 2 de agosto, nos Estados Unidos da América (EUA).
O evento foi uma oportunidade de aprendizado e desenvolvimento para profissionais de segurança escolar e educação preventiva. Realizado junto com a 20ª Conferência Anual Nacional de Segurança Escolar 2024, o encontro teve o tema “Mais Fortes Juntos: Unindo para Tornar Nossos Estudantes e Escolas Mais Seguras” e reuniu especialistas de todo o mundo para discutir as últimas tendências e práticas no campo da segurança escolar.
A PMSC esteve representada pela chefe da Secretaria dos Programas Institucionais e coordenadora estadual do Proerd, tenente-coronel Naíma Huk Amarante, e pela pedagoga da coordenação estadual do Proerd, soldado Animara Feliciano da Silva Nascimento. As duas participaram da conferência com o objetivo principal de aprender e trazer de volta novos conhecimentos e estratégias para o estado.
As representantes da PMSC puderam aprender as recentes atualizações e abordagens do currículo Proerd, incluindo o programa Caindo na Real para o 7º ano e materiais sobre Fentanil. A participação visou enriquecer a implementação do Proerd em Santa Catarina, trazendo novas ideias e práticas para melhorar a eficácia do programa.
A Conferência reuniu sessões educacionais e de networking, permitindo que os participantes se envolvessem com os mais recentes desenvolvimentos em segurança escolar e prevenção. Com mais de 60 sessões de discussão, foram abordados temas como Educação para a Prevenção, Saúde Mental e Segurança Escolar, oferecendo uma visão abrangente e atualizada dos desafios e soluções para a segurança nas escolas.
Além disso, a reunião dos Centros de Treinamento dos estados de Minas Gerais, Distrito Federal e Santa Catarina com a pedagoga Ashley Frazier foi um momento significativo para discutir traduções, currículo e trabalho conjunto dos CTs, reforçando a colaboração entre diferentes estados para o aprimoramento do Proerd.
*Fonte: Agência Catarinense de Notícias