A espingarda calibre 12 é um dos armamentos mais populares entre os atiradores. Além de ser uma boa opção para a defesa pessoal, a arma é bastante versátil e também pode ser utilizada para caça e no tiro esportivo.

O sócio-proprietário do Clube de Tiro Jaraguá, Alessandro Federici, conta que há uma infinidade de modelos, que vão desde a monotiro até versões semiautomáticas.

Hoje, o mercado disponibiliza versões da espingardas com canos mais curtos, de até 16 polegadas.

"Uma versão com 16 polegadas pode ser usada em um apartamento. O atirador só vai ter que observar o tipo de munição, que é diferente de uma utilizada em um sítio, por exemplo. Não dá pra usar um balote em um apartamento, mas sim uma 3T ou mesmo SG", frisa.

Foto: Fábio Junkes/OCP News

A calibre 12 também tem diversas plataformas.

Além da básica espingarda de 24 polegadas com coronha fíxa, existe a versão com plataforma AR, semelhante a de um fuzil, semiautomática.

Os valores vão de R$ 4 mil, preço de uma espingarda simples, a R$ 20 mil.

"Não é uma arma de difícil manuseio e não precisa de muito treinamento. É uma arma difícil de dar pane e muito segura. Com pouco tempo de instrução, o atirador consegue ter um manuseio seguro, o que é o mais importante. Ela tem trava de gatilho, muito fácil de destravar e preparar. Uma pistola, por exemplo, demanda mais tempo de instrução", ressalta o instrutor de tiro, ao destacar que a solução de panes é muito simples.

Alessandro destaca a importância de buscar clubes de tiro com instrutores.

Foto: Fábio Junkes/OCP News

Além disso, ele também lembra a necessidade de treinamento contínuo para o bom manuseio deste tipo de armamento.

"A pessoa pode fazer o teste de tiro para tirar a posse de arma de defesa pessoal e ter só esse contato com a arma. Isso acaba gerando uma falsa sensação de segurança. Mas é importante ir rotineiramente a um clube de tiro para treinar com essa arma. Essa repetição vai te ajudar a ter memória muscular, o que ajuda a manusear bem o armamento no momento de uma situação de perigo e confronto", sintetiza.

SERVIÇO

Clube de Tiro Jaraguá / Jaraguá Armas & Munições

Endereço: rua Jorge Czerniewicz 590, bairro Czerniewicz (fundos da Formato Piscinas);

Telefone/Whatsapp:

(47) 47 9 9617-1752 (Clube de Tiro Jaraguá);

(47) 9 9765-4445 Alex (vendedor de armas).