Sede do 14º Batalhão de Polícia Militar ganha nova cara em Jaraguá do Sul

Foto Claudio Costa/OCP News

Por: Claudio Costa

10/01/2019 - 09:01 - Atualizada em: 10/01/2019 - 09:32

A sede do 14º Batalhão de Polícia Militar (14º BPM), em Jaraguá do Sul, vai ganhar uma nova cara.

A Associação de Engenheiros e Arquitetos de Jaraguá do Sul (AEAJS), através de parceria com a Associação Somos o 14º Batalhão, doou os projetos arquitetônico, estrutural e outros complementos da nova entrada da unidade.

Com o documento em mãos, o próximo passo é a busca de recursos para financiar a obra, orçada em R$ 150 mil.

O comandante do 14º BPM, tenente-coronel Marcio Leandro Reisdorfer, explica que a parceria foi iniciada pelo seu antecessor, tenente-coronel Gildo Martins de Andrade Filho, no ano de 2018.

Reisdorfer destaca que não há uma identificação da unidade para quem vem da rua Gustavo Hagedorn, apenas a pintura no prédio da Central Regional de Emergências. Além disso, a nova fachada vai acompanhar a urbanização que será feita na área em torno da Arena Jaraguá.

“Todo mundo sabe onde fica a nossa sede no bairro Nova Brasília, mas, através desse projeto, queremos dar uma identidade para 14º Batalhão de Polícia Militar. Ao mesmo tempo, nós vamos poder ofertar conforto e segurança para o policial militar que trabalha na guarda. A Arena está passando por uma reforma e o batalhão vai acompanhar esse processo”, conta.

Mais um passo

Nesta terça-feira (8), representantes da AEAJS foram até a sede do batalhão para entregar os projetos de hidráulica, elétrico, sanitário e realizar um prospecto da obra.

Também foi entregue uma lista descritiva com os materiais de construção para que a Associação Somos o 14º Batalhão faça a captação dos recursos necessários para a obra. Reisdorfer frisa que até os processos de liberação da construção na Prefeitura já foram encaminhados pela AEAJS.

Reidorfer destaca que é mais um passo para a melhoria da estrutura do batalhão. A construção do prédio principal ocorreu em 1988 e a ampliação da estrutura, com a edificação que abriga a Central Regional de Emergências, em 2006.

“A melhoria aqui é constante. Depois da guarda, nós vamos construir uma garagem para as viaturas. No fim do verão, nós devemos entregar a reforma do alojamento dos cabos e soldados. Tudo faz parte de um planejamento para os anos de 2019 e 2020, contemplando melhorias para a parte interna do batalhão”, destaca.

O tenente-coronel ressalta que as melhorias feitas na sede do 14º BPM vão trazer mais qualidade para o trabalho dos policiais militares que atuam na região.

Segundo ele, os PMs que atuam nas ruas dos cinco municípios não servem ao batalhão, mas à estrutura física.

“O aquartelamento com todas as suas seções, com todo o apoio logístico, é que trabalha para aqueles que estão prestando serviço na rua”, declara.

Como contribuir?

O comandante salienta que os recursos para a construção da nova entrada podem ser feitos de duas maneiras. Uma delas é por meio de doação na conta de água em Jaraguá do Sul.

De acordo com o oficial, o dinheiro doado será revertido diretamente para a PM local. Esse dinheiro será utilizado para dar início nas obras.

A segunda opção é destinada para empresários, que podem procurar diretamente o comando do 14º Batalhão de Polícia Militar e fazer uma doação para a Associação Somos o 14º Batalhão.

Mais informações de como realizar as doações podem ser obtidas através do número (47) 3276-9109, com Daniela Lenzi de Almeida.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?