Secretaria da Educação assina contratos com 30 cooperativas da Agricultura Familiar

Por: OCP News Jaraguá do Sul

05/06/2017 - 09:06 - Atualizada em: 05/06/2017 - 09:57

Foto: Helena Marquardt/ADR Ibirama/Arquivo

*Com informações da assessoria de imprensa

O secretário de Estado da Educação (SED), Eduardo Deschamps, assinou na última sexta-feira (2), contratos com 30 Cooperativas de Agricultores Familiares, para fornecimento de gêneros alimentícios para a alimentação escolar dos mais de 525 mil alunos da Rede Estadual de Ensino. Com a assinatura, o Governo do Estado irá investir em 2017, cerca de R$ 16 milhões. Cerca de 4 mil famílias que vivem no campo serão beneficiados com a compra.

“Esta medida tem como objetivo melhorar ainda mais a qualidade das refeições servidas, tendo em vista que ela estimula a produção e o consumo de produtos adquiridos nas comunidades do entorno das escolas, além de promover o desenvolvimento sócio-econômico dos pequenos agricultores e suas organizações como, por exemplo, as cooperativas de agricultores familiares”, explica o diretor de Articulação com os Municípios, Osmar Matiola.

A compra de gêneros alimentícios, diretamente da agricultura familiar, para a alimentação escolar é uma exigência da lei federal 11.947, de 2009 que exige que pelo menos 30% dos recursos repassados pelo governo federal, para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), sejam investido pelo Estado na compra de produtos diretamente da agricultura familiar e suas organizações. “Graças ao trabalho árduo da equipe da Secretaria, hoje Santa Catarina ultrapassa esta cota, com a compra de cerca de 40% dos agricultores familiares. O Estado é referência nacional e tem sido exemplo para implantação desta prática em outros estados brasileiros”, destaca Deschamps.

Para o cooperado da Colimar, Antônio Mello, o ato representa o sustento de muitas famílias. “Este e o maior contrato que assinamos este ano e graças a ele não fecharemos nossa cooperativa. Os R$ 240 mil que receberemos com a venda dos nossos produtos mantém viva a nossa cooperativa e garante recurso financeiro para as famílias envolvidas”, afirma.

Pelo primeiro ano uma comunidade quilombola, a Associação Morro do Fortunato, de Garopaba, também fornecerá alimentos, entre eles aipim, batata doce, biscoitos, doces e temperos. “Representamos nesta assinatura todas as comunidades quilombolas do Estado. Este ato representa o desenvolvimento da nossa e o início de uma parceria que pode se estender para outras comunidades”, enfatiza Mercedes Machado, da Associação Morro do Fortunato.

Estiveram presentes da solenidade o secretário adjunto da agricultura, Airton Spies, a delegada do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário de Santa catarina, Keliane Freitas, o presidente da associação das cooperativas Familiar e membro do Conselho Estadual de Alimentação Escolar, Valdenei Cachoeira, e como representante da Assembléia Legislativa o deputado estadual Dirceu Dresch.