SCAR: 60 anos dedicados à cultura

Por: OCP News Jaraguá do Sul

08/06/2016 - 11:06 - Atualizada em: 08/06/2016 - 22:13

A SCAR – Sociedade Cultura Artística de Jaraguá do Sul comemora 60 anos de fundação nesta quarta-feira, dia 8 de junho, com uma agenda especial.

Em reconhecimento à contribuição da instituição para o desenvolvimento das artes em Santa Catarina, a Assembleia Legislativa programou sessão solene especial, às 19h, no Grande Teatro. A solenidade foi proposta pelo deputado estadual Vicente Caropreso e prevê homenagens a personalidades marcantes da história da SCAR ao longo de sua trajetória desde a fundação, em 1956.

Antes do evento solene, às 18h a diretoria da SCAR vai oficializar a entrega de mais um importante investimento: a ativação de equipamentos para geração de energia solar a partir da instalação de painéis fotovoltaicos no alto do prédio do Centro Cultural.

O presidente da SCAR Udo Wagner, destaca a importância do projeto que visa assegurar economia no custo de energia elétrica. “É um investimento significativo que só se tornou realidade graças à visão da empresa WEG, que aceitou ser parceira deste projeto, e à participação de um grupo de apoiadores da SCAR por meio do custeio dos equipamentos”, assinala o empresário. Segundo ele, a medida vai representar economia de 75% no custo de energia elétrica nas atividades do Centro Cultural.

Além da energia fotovoltaica, a SCAR também realizou investimentos na implantação de sistema de captação de água de chuva, o que irá também gerar maior economia no uso deste insumo em serviços de limpeza do prédio de 10 mil metros quadrados.

“Com isto, asseguramos a sustentabilidade em três focos: a sustentabilidade cultural, apoiada em uma agenda intensa de eventos culturais, sociais e corporativos; a sustentabilidade financeira, com a correta gestão de recursos para a manutenção de toda a estrutura de funcionamento; e a sustentabilidade ambiental, por meio de investimentos como os que foram realizados recentemente”.

Do encontro de amigos à referência cultural de Santa Catarina

A Sociedade Cultura Artística foi fundada em 8 de junho de 1956. Surgiu como forma de manter a orquestra formada por músicos amadores locais, graças ao incentivo de Adélia Piazera Fischer e seu marido Francisco Fischer ao reunir um grupo de amigos para encontros musicais. Destas reuniões, surgiu o desejo de formar uma entidade com o objetivo de promover outras manifestações artísticas, como teatro, canto e ballet.

No início dos anos 80, passou a contar com sede própria, obtendo à época o reconhecimento como entidade de utilidade pública municipal, estadual e federal. Na década de 90, a construção do Centro Cultural de Jaraguá do Sul ganhou força e passou a ser respaldada por doações de empresas e de pessoas físicas beneficiadas pelas leis de incentivo à cultura.

Em 16 de maio de 2003 o sonho se materializou com a inauguração do Centro Cultural, que logo se tornaria referência em Santa Catarina. A boa condição de espaço físico contribui para a formação de público para espetáculos culturais no estado. De 2003, ano de inauguração do Centro Cultural, até 2015, o público soma 1.252.355 pessoas que acompanharam 3.237 eventos, sendo 80% na área cultural.

“Ano a ano nossa agenda tem sido aprimorada com eventos que privilegiam todos os públicos, sem distinção porque entendemos que a gestão cultural deve ser voltada a todos os gostos. Graças a isto temos seguramente um dos melhores indicadores de agenda e de público e arrisco dizer sem igual no Brasil, considerando que Jaraguá é uma cidade de pouco mais de 150 mil habitantes”, completa Udo Wagner.

SCAR – Sociedade Cultura Artística. Fotos: Divulgação