SC tem nova ferramenta online para monitorar chuvas, barragens e rios

Equipamentos informam dados para que as defesas civis municipais projetem a elevação dos níveis dos rios e avisem as famílias em zonas com risco de inundação | Foto: Arquivo OCP News

Por: Elisângela Pezzutti

13/03/2023 - 11:03 - Atualizada em: 13/03/2023 - 14:17

Já está disponível na internet o mapa digital com informações fornecidas pelas novas estações meteorológicas e de telemetria contratadas no ano passado pela Secretaria de Proteção e Defesa Civil. A ferramenta online reúne dados de chuvas, níveis de rios e informa sobre a situação das barragens de contenção de cheias em Santa Catarina. No total, são 42 pontos de captação de dados em campo e cada um deles pode ser acessado pela população.

Por enquanto, o sistema ainda está em fase de testes e com foco na bacia hidrográfica do Rio Itajaí-Açu. O governo estadual deve fazer o lançamento oficial da ferramenta nas próximas semanas e o intuito é juntar ao sistema as estações privadas e de outros órgãos públicos existentes em Santa Catarina.

Ao acessar o mapa, o internauta pode escolher a informação que deseja. Na opção “Chuva”, por exemplo, aparecem dados dos pluviômetros, com os volumes acumulados na última hora e também em 12, 24, 48, 72 e 96 horas; em “Barragens”, o usuário pode acompanhar a medição mais recente nos reservatórios de José Boiteux, Ituporanga e Taió, incluindo o percentual de ocupação. Uma parcela das estações traz, ainda, informações meteorológicas, como temperatura, umidade do ar, sensação térmica e direção dos ventos.

De acordo com a Defesa Civil, no ano passado 37 novas estações foram instaladas na bacia do Itajaí-Açu, das quais 17 substituíram equipamentos com tecnologias ultrapassadas no Centro de Operações do Sistema de Alerta (Ceops), da Furb, que foram desativadas. Também foram encomendadas outras cinco estações, no Alto Vale e em Botuverá, totalizando 42 unidades. Com investimento previsto de cerca de R$ 4 milhões, as instalações ainda não foram concluídas.

A Defesa Civil de SC destaca que as informações do sistema de telemetria são de fundamental importância para alertar a população, e que, além dos dados da previsão do tempo, é possível fornecer dados para que as defesas civis dos municípios possam projetar a elevação dos níveis dos rios, alertando as famílias que residem em áreas com riscos de inundação.

Notícias no celular

Whatsapp